CURSOS DE LETRAS E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE LITERATURA
Resumo
O ensino de literatura tem sido objeto de reflexão recorrente entre estudiosos da área, devido ao esgotamento da abordagem sempre secundária que o texto literário recebe na aula de literatura, desde a educação básica até as universidades. É consenso entre estudiosos como Rildo Cosson (2017) que o ensino de literatura segue um esquema historiográfico que mutila a experiência verdadeiramente literária da leitura do texto em si e pouco contribui na formação humana do sujeito. Esta é uma tradição de ensino que persiste, apesar de diferentes documentos oficiais orientarem, há décadas, a mudança na abordagem da literatura na escola, a exemplo da BNCC (2018). No entanto, o formato dos Cursos de Letras no Brasil estaria contribuindo, conforme afirmam Rina Landos Martínez André (2009), Vanessa Fabíola Silva de Faria (2009) e Inara Ribeiro Gomes (2010) para a manutenção dessa perspectiva historicista, servindo como espelhamento para seus egressos, que findam por reproduzirem o modelo nas suas salas de aula. O objetivo deste ensaio, portanto, é averiguar e comparar o teor e a organização dos conteúdos de literatura em dois cursos de Letras – Português e suas literaturas (UFC e UFERSA), a partir de seus Projetos Pedagógicos de Curso e propor caminhos de reformulação do ensino no nível da graduação, para melhor direcionamento do trabalho do professor no ensino básico.
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