RESÍDUOS MÍTICOS EM SOL DE FEIRA, DE LUIZ BACELLAR
Resumo
Este trabalho aborda os resíduos míticos nos poemas “Rondel do Taperebá” e “Rondel do Tucumã” presentes no livro Sol de Feira do autor amazonense Luiz Bacellar. Cada poema de Sol de Feira é dedicado às frutas típicas da região amazônica, com uso de expressões e de aspectos culturais da região relacionados ao seu imaginário, ao mesmo tempo que o poeta recorre a modos poéticos herdados de diferentes épocas da Literatura. O objetivo deste estudo é de analisar como o poeta recria em versos aspectos da cultura amazônica relacionando-os a resíduos da literatura e da cultura grega, com destaque à mitologia, com leituras pautadas na Teoria da Residualidade Literária e Cultural, sistematizada por Roberto Pontes (2022), que diz que os resíduos do passado podem ser percebidos em momentos posteriores em uma outra cultura; e em Amazônia: mito e literatura (2003), sobre mito e literatura e Cultura amazônica: uma poética do imaginário (1995) sobre cultura amazônica. As análises dos dois poemas selecionados observaram que poesia e mitos clássicos são envolvidos com novas roupagens na produção poética de Luiz Bacellar, o que leva a concluir que resíduos míticos da literatura e da cultura revelam heranças do passado na construção da poética amazônica.
PALAVRAS-CHAVE: Resíduos míticos. Cultura amazônica. Sol de Feira.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Gabriel Arcanjo Santos de. De sol e frutos – memória e ruptura na poesia de Luiz Bacellar. In: XIII Congresso Internacional da ABRALIC, 2013, Campina Grande. Anais. Campina Grande: UEPB.
BACELLAR, Luiz. Sol de Feira. 3. ed. Manaus: Puxirum, 1985.
KRÜGER, Marcos Frederico. Amazônia: mito e literatura. Manaus: Editora Valer/ Governo do Estado do Amazonas, 2003.
LOUREIRO, J.J. Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Belém: CEJUP, 1995.
MARTINS, Elizabeth Dias. O caráter afrobrasiluso, residual e medieval no Auto da Compadecida. In: Encontro Internacional de Estudos Medievais, 4.; 2003, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: PUC-Minas. p. 517-522.
MENEZES, Eduardo Diatahy Bezerra de. “Prometeu e Pandora entre o espelho e a máscara ou Fantasia, ordem e mistério” (notas sobre Mito e Ideologia). In: Revista de História, n° 118, pp. 97-156 (1985). Disponível em: http:/periódicos.unb/index.php/ textos/article. Acesso em mai. 2023.
PONTES, Roberto. Em torno de um resíduo: Santa Maria Egipcíaca. In: 2º Colóquio do PPRL – Relações Luso-Brasileiras; deslocamentos e permanências, 2004, Rio de Janeiro. Programação no das Sessões Simultâneas no Liceu Literário Português & Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura, 2004.
PONTES, Roberto. “Cristalização estética como polimento na literatura e na cultura”, p. 112-115 In: PONTES, Roberto. MARTINS, Elizabeth Dias (Orgs). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2015.
PONTES, Roberto. A propósito dos conceitos fundamentais da Teoria da Residualidade. In: Pontes, Roberto. Martins, Elizabete Dias. Cerqueira, Leonildo. Nascimento, Cássia Maria Bezerra do. (Orgs.). Residualidade e Intertemporalidade. Curitiba: CVR, 2017.
PONTES, Roberto. Entrevista sobre a Teoria da Residualidade, com Roberto Pontes, concedida à Rubenita Moreira. In: MOREIRA, Rubenita. Escritos residuais. Fortaleza: Imprece, 2022.
MOREIRA, Aline Leitão; MARTINS, Elizabeth Dias. Resíduos míticos e o amor-paixão em Tritão e Isolda. Revista Decifrar. Vol. 7, Nº 14. p. 111-123, 2020. Disponível em: http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/index. Acesso em maio de 2023.
NEVES, Lidiane Barreto Costa. Sol de feira, de Luiz Bacellar: cultura e imaginário amazônico no pomar da ficção. Revista Téssera. Uberlândia, MG. V. 4, n.1, p.77-100, jul/dez.2021.
OLIVEIRA, José Coutinho. Imaginário Amazônico. Org.: Ana Paula Rebelo Silva, Maria Madalena de Oliveira Rebelo, Paulo Maués Corrêa. Belém: Paka-Tatu, 2007.
VERNANT, Jean-Pierre. O Universo, os Deuses, os Homens. Trad. Rosa Freire de Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvia da Silva Nunes, Cássia Maria Bezerra do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons - Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).