ÉTICA DOCENTE NA PRÁTICA.

Autores

  • Cybelle Aline Oliveira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Franscisca Cláudia de Souza Graduada em Matemática e Pedagogia pela Faculdade Uniasselvi.
  • Martha Carvalho dos Santos Graduada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas e Pós Graduada em Educação Física e Nutrição Escolar pela Faculdade Kurios.
  • Vandite Bispo de Jesus
  • Vandite Bispo de Jesus

Resumo

RESUMO

Devido a imensurável importância no meio formativo estudantil, a ética faz-se conteúdo necessário o profissional da Educação e suas implicações no seu ambiente de trabalho. O presente artigo tem a meta principal de analisar a ação pedagógica dos profissionais de educação e, nesse sentido, optamos por averiguar uma escola do estado do Amazonas, Escolar estadual São Luiz de Gonzaga, zona oeste da cidade de Manaus, para que professores atuantes pudessem responder a um questionário referente ao trabalho educativo voltado para reflexão moral e ética da educação. Essa investigação está pautada em concepções, relações pedagógicas e conflitos sobre valores entre professores e alunos em sala de aula, bem como sua apropriação para a disponibilização de um ensino que realmente forme um ser humano integro e consciente. Não basta que haja apenas reflexões, mas sim mudanças nos conceitos éticos, assumindo condutas coerentes e harmônicas com toda a sociedade. Os resultados favorecem a ética utilizada pelos professores com formato didático e dialógico frequentemente em suas respectivas salas de aula.

Palavras-chave: Ética. Pedagogia. Prática Docente.

LA ÉTICA DEL PROFESOR EN LA PRÁCTICA

 

RESUMEN

Enseñanza de la ética em la práctica

Debido a la importância inconmesurable en el entorno de formación de los estudiantes, la ética se convierte en el contenido necesario para el profesional de la educación y sus

implicaciones en su entorno laboral. Este artículo tiene como objetivo principal analizar la acción pedagógica de los profesionales de la educación y, en este sentido optamos por investigar una escuela en el Estado de Amazonas, la Escuela Estatal São Luiz de Gonzaga, al Oeste de la ciudad de Manaus, para que los docentes activos podría responder a un cuestionario referente a la labor educativa orientada a la reflexion moral y ética sobre la educación. Esta investigación se basa en concepciones, relaciones pedagógicas y conflictos de valores entre docentes y alumnos en el aula, así como su apropiación de una enseñanza que realmente forme un ser humano íntegro y consciente. No basta com que solo haya reflejos, sino câmbios em los conceptos éticos, asumiendo un comportamiento coherente y armónico con toda la sociedad. Los resultados favorecen la ética utilizada por los docentes com un formato didáctico y dialógico con frecuencia en sus respectivas aulas.

Palabras-claves: Ética. Pedagogia. Práctica docente.

Biografia do Autor

Cybelle Aline Oliveira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Graduada em Educação Física Plena pela Universidade Federal do Amazonas Pós Graduada em Ergonomia Produto e Processo pela Faculdade FAIPE.

Franscisca Cláudia de Souza, Graduada em Matemática e Pedagogia pela Faculdade Uniasselvi.

Graduada em Matemática e Pedagogia pela Faculdade Uniasselvi.

Martha Carvalho dos Santos, Graduada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas e Pós Graduada em Educação Física e Nutrição Escolar pela Faculdade Kurios.

Graduada em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas e Pós Graduada em Educação Física e Nutrição Escolar pela Faculdade Kurios.

Fonte: Kemel Barbosa (2021).

Downloads

Publicado

2021-11-01