UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA (CED/UFAM): UNIDADE 1: O ESPORTE COMO FENÔMENO NA SOCIEDADE.

Autores

  • Lucídio Rocha Santos Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Tárik Vaz Nina Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Walcymar Souza Aleixo de Moura Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

SLIDE: Material Didático

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A DISTÂNCIA (CED[1]/UFAM): UNIDADE 1: O ESPORTE COMO FENÔMENO NA SOCIEDADE - Disciplina: Teoria e Metodologia dos Jogos Desportivos Coletivos.

 

[1] Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Localizado no campus universitário Setor Sul na Avenida Jauary Marinho no Corado.

Biografia do Autor

Lucídio Rocha Santos, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Doutor em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto - FADE, da Universidade do Porto - UP, Portugal (2005), e mestre em Treino Desportivo de alto rendimento pela Faculdade de Desporto - FADE, da Universidade do Porto (1998). Professor Associado IV da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, atualmente aposentado. Exerceu o cargo de Pró-reitor de Ensino de Graduação da UFAM entre 2103 e 2017. Foi Presidente do Fórum de Pró-reitores de Graduação das Instituições de Ensino Superior brasileiras - ForGRAD, 2015/2016. Tem vasta experiência nas áreas da Educação Física e do Esporte, com ênfase em Pedagogia do Esporte e no Ensino e Treino do Handebol, atuando principalmente nos seguintes temas: Handebol - da iniciação ao alto rendimento; Organização e Análise do Jogo; Seleção no Esporte; Formação de Treinadores e de Professores e, Treino Desportivo para Crianças e Jovens. Autor de vários artigos e capítulos de livros nas áreas elencadas. Como treinador atuou no Sport Club Corinthians Paulista ? 1983 a 1886, na Seleção Universitária de São Paulo - 1985; Seleção Estudantil do Maranhão - 1988, Seleção Estudantil do Amazonas - 1993/1995, no Futebol Clube de Gaia, em Portugal ? 1998 a 2001, Seleção Universitária da UFAM ? 2011/2012, no Atlético Clube Rio Negro ? 2017 e na Associação Atlética Amazonas ? 2018 e 2019. 

Tárik Vaz Nina, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Mestrado em Gestão Desportiva na Universidade do Porto, Portugal (2011/2013), validado na USP como Mestre em Educação Física e Esporte na área de Estudos Socioculturais da Educação Física e do Esporte. Concluiu Especialização Gestão Pública na UEA (2020). Atua como professor na educação básica, além de desenvolver projetos educacionais e esportivos.

Walcymar Souza Aleixo de Moura, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Americana de Assunção, Paraguai (2017), Mestrado em Ciências do Desporto de Alto Rendimento pela Universidade do Porto, Portugal (2002), Especialização em Construção de Mídia para EAD pela Universidade Federal do Amazonas (2010), Aperfeiçoamento Técnico em Basquetebol pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Turismo do Governo do Estado de Rondônia (1985), Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1985); atualmente Professor de 3 Grau/Ativo Permanente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas desde 1991. Com experiência na área de Educação Física e Treinamento Esportivo com ênfase em Jogos Esportivos Coletivos, atuando principalmente em Pedagogia do Esporte, Basquetebol (Iniciação, Formação e Treinamento de Equipes de Competição desde 1974), Handebol, Futsal, Polo Aquático, Futebol e Voleibol.

Fonte: Kydroges (2021).

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-25