PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DOS AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE (AIS) e AGENTES INDÍGENAS DE SANEAMENTO (AISAN): Análise do processo educacional com espacialização de qualificação, no contexto Intercultural, na Fazenda Experimental da UFAM, no Amazonas.
Resumo
RESUMO
Neste artigo descreveremos a trajetória percorrida no processo de formação dos alunos do Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN), na perspectiva dos ecossistemas comunicacionais, na fazenda Experimental da UFAM, no período de junho a julho de 2019, no Km 38. Este processo incluiu os AIS e AISAN do DSEI Manaus, cujas características básicas são descritas, com dados especializados do território de abrangência do DSEI. Refletiu-se sobre as representações iniciais dos alunos em relação ao processo de Educação em Saúde Indígena e sobre princípios pedagógicos e comunicacionais delineados pelo programa. Percebeu-se durante a formação que a maioria dos participantes tinham uma visão equivocada sobre o processo de trabalho em Saúde, além das dificuldades técnicas sublinhadas nas diretrizes. Considerou-se que os meios educomunicacionais seriam importantes para delinear o percurso que o curso tomaria para atuar em contextos interculturais. A fazenda Experimental da UFAM serviu para que os formadores utilizassem do campo proposto, para as atividades de dispersão,
para que se sentissem como se estivessem em seus territórios. Essa proposta foi na medida para reproduzirem um discurso mais contundente a respeito da temática indígena, demonstrando conhecimentos reais sobre os conteúdos que foram abordados na formação e que as dificuldades apresentadas fossem superadas. Com isso, foram realizadas atividades pedagógicas aliadas aos meios comunicacionais, como atividades em sala de aula e extra classe, de modo a amenizar as dificuldades encontradas e oriundas da falta de formação pedagógica e técnica, assim como da experiência, nunca vivida por alguns dos docentes, para melhorar este quadro e discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Os métodos utilizados no decorrer do processo formativo foram os de Metodologias ativas, o que resultou em uma Feira Expositiva de conhecimento e Aprendizado.
Palavras-chave: Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento. Formação. Saúde.Indígena. Sistemas comunicacionais, Metodologias de Ensino e Aprendizagem.