COMO LIDAR COM O ESTRESSE (BURNOUT) NA ABORDAGEM DA REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA DE ALBERT ELLIS (1982) - PIBEX 2018/1.º da FEFF/UFAM/PROEXT.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

RESUMO

O curso de licenciatura em educação física procura formar professores, conhecer esportes e mostrar a relevância das atividades físicas para uma vida saudável. Prepara o acadêmico para a prevenção de doenças através de atividades físicas, programas e planejamentos educacionais na prevenção do adoecer. Ao longo de sua graduação o acadêmico tem que administrar os seus horários para poder dedicar-se aos estudos, projetos de pesquisas, estágios, ligas acadêmicas, monitorias, entre outras atividades, restando pouco tempo para o lazer e o descanso. Além disso, os futuros profissionais de educação física precisam aprender a lidar com o adoecer (superar o risco de estresse acadêmico e também na vida diária). No estudo das disciplinas é possível compreender os mecanismos dos efeitos do exercício físico na saúde das pessoas e no rendimento dos atletas dos diferentes esportes. Isto de certa forma o capacita para lidar com situações aversivas e aprender a lidar com situações negativas que possam levar a um cansaço físico e mental. Embora o foco seja na formação de docentes que atuarão nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica. O licenciado poderá atuar somente como professor no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou realizar pesquisas na área científica. Na aprendizagem pode ocorrer o estresse que pode ser observado em muitos estudantes do curso de licenciatura em educação física através de relatos e reclamações nas redes sociais e também nos corredores da faculdade. O termo estresse pretende definir, de um modo genérico, toda e qualquer interferência com as funções do organismo, suscetível de provocar uma reação que esta procura lidar no dia a dia (FONSECA, 1997).Como mecanismo de defesa a essas situações o organismo produz a resposta psicológica global, na qual pode haver adaptação, com resolução ou não do problema; porém é frequente a não adaptação ao agente estressante, tendo como consequências o uso de álcool ou substancias não prescritas e comportamento agressivo (CORDEIRO, 2002; FONSECA, 1997).

Palavras-chave: Estresse; Burnout; Distress: Ansiedade; Saúde Mental; Reestruturação Cognitiva.

 

ABSTRACT 

The physical education degree course seeks to train teachers, learn about sports and show the relevance of physical activities for a healthy life. It prepares the academic for the prevention of diseases through physical activities, programs and educational plans to prevent falling ill. Throughout his graduation, the academic has to manage his schedules to be able to dedicate himself to studies, research projects, internships, academic leagues, tutoring, among other activities, leaving little time for leisure and rest. In addition, future physical education professionals need to learn how to deal with falling ill (overcome the risk of academic stress and also in daily life). In the study of the disciplines it is possible to understand the mechanisms of the effects of physical exercise on people's health and on the performance of athletes from different sports. This in a way enables you to deal with aversive situations and learn to deal with negative situations that can lead to physical and mental tiredness. Although the focus is on training teachers who will work in the different stages and modalities of Basic Education. The graduate may act only as a teacher in elementary school, high school or carry out research in the scientific area. In learning, stress can occur that can be observed in many students of the physical education degree course through reports and complaints on social networks and also in the college corridors. The term stress intends to define, in a generic way, any and all interference with the organism's functions, susceptible to provoke a reaction that it tries to deal with on a daily basis (FONSECA, 1997). As a defense mechanism to these situations the organism produces the global psychological response, in which there may be adaptation, with or without solving the problem; however, it is common not to adapt to the stressor, resulting in the use of alcohol or non-prescribed substances and aggressive behavior (CORDEIRO, 2002; FONSECA, 1997). 

Keywords: Stress; Burnout; Distress: Anxiety; Mental health; Cognitive restructuring.

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Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Professor Titular, Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós-doutor em psicologia social e do trabalho, doutor em psicologia clínica, mestre em psicologia social e especialista em psicopatologia. E-mail: thomazabdalla@hotmail.com

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas.

Graduando do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2020).

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Publicado

2020-11-15

Edição

Seção

Artigo Original