PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE AGENTES INDÍGENAS DE SAÚDE E DE SANEAMENTO (AIS/AISAN): Formação Docente nos ecossistemas Comunicacionais no Amazonas
Resumo
Resumo
O presente artigo descreve a trajetória percorrida no processo de formação de professores do Programa de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS/AISAN), na perspectiva dos ecossistemas comunicacionais. A mesma foi realizada no período de fevereiro a março de 2018, nas cidades de Manaus/Am e Tabatinga/Am. Refletiu-se a cerca das representações iniciais dos professores em relação ao processo de Educação em Saúde Indígena e a respeito dos princípios pedagógicos e comunicacionais delineados pelo programa. Percebeu-se durante a formação que a maioria dos participantes não possuíam experiência docente e tinham uma visão equivocada sobre o processo de trabalho em Saúde, além das dificuldades técnicas sublinhadas nas diretrizes. Considerou-se que os meios educomunicacionais seriam importantes para delinear o percurso que o curso tomaria para atuar em contextos interculturais. Reproduziam um discurso insipiente sobre a temática indígena, demonstrando pouco conhecimento sobre os conteúdos que seriam abordados na formação e mostravam ainda muitas dificuldades em compreender a importância dos meios neste processo. Com isso, foram realizadas atividades pedagógicas aliadas aos meios comunicacionais, de modo a amenizar as dificuldades encontradas e oriundas da falta de formação pedagógica e técnica, assim como da experiência, nunca vivida por alguns dos docentes.
Palavras-chave: Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento. Formação. Saúde Indígena. Sistemas comunicacionais.