ESTILO DE VIDA, DESIGUALDADE E ESTADO NUTRICIONAL: EVIDÊNCIAS SOBRE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO ESCOLAR.
Resumo
RESUMO
O estado nutricional de adolescentes do ensino médio é um dos principais indicadores da saúde pública e do desenvolvimento humano, refletindo as condições de alimentação, renda, educação e estilo de vida. Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão narrativa, as evidências científicas recentes sobre o estado nutricional de escolares, considerando publicações entre 2021 e 2025. Foram incluídos 36 artigos científicos provenientes de diferentes contextos socioculturais, que abordaram fatores determinantes, hábitos alimentares, prática de atividade física, vulnerabilidade social e políticas de saúde escolar. Os resultados revelaram uma tendência mundial de transição nutricional, caracterizada pela redução da desnutrição e pelo aumento expressivo de sobrepeso e obesidade entre adolescentes, tanto em países desenvolvidos quanto em regiões de baixa e média renda. Observou-se que o consumo elevado de alimentos ultraprocessados, a inatividade física, a baixa qualidade da dieta e as desigualdades socioeconômicas são os principais fatores associados ao desequilíbrio nutricional. Em contrapartida, programas escolares que integram educação alimentar, alimentação equilibrada e incentivo à prática regular de atividade física mostraram impacto positivo na composição corporal e na aptidão física dos estudantes. Conclui-se que o estado nutricional dos escolares é influenciado por múltiplos determinantes e exige ações intersetoriais contínuas de promoção da saúde, educação alimentar e incentivo à prática esportiva. O 
ambiente escolar configura-se como espaço estratégico para intervenções multiprofissionais que favoreçam o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos adolescentes.
PALAVRAS-CHAVE: Estado nutricional; Escolares; Ensino médio; Transição nutricional; Saúde pública; Educação alimentar.
LIFESTYLE, INEQUALITY AND NUTRITIONAL STATUS: EVIDENCE ON HIGH SCHOOL ADOLESCENTS IN A SCHOOL CONTEXT
ABSTRACT
The nutritional status of high school adolescents is one of the main indicators of public health and human development, reflecting conditions of diet, income, education, and lifestyle. This study aimed to analyze, through a narrative review, recent scientific evidence on the nutritional status of schoolchildren, considering publications from 2021 to 2025. Thirty-six scientific 
articles from different sociocultural contexts were included, addressing determining factors, eating habits, physical activity practice, social vulnerability, and school health policies. The results revealed a global trend of nutritional transition, characterized by a reduction in undernutrition and a significant increase in overweight and obesity among adolescents, both in developed countries and low- and middle-income regions. It was observed that high consumption of ultra processed foods, physical inactivity, poor diet quality, and socioeconomic inequalities are the main factors associated with nutritional imbalance. Conversely, school programs that integrate food education, balanced nutrition, and encouragement of regular 
physical activity showed a positive impact on body composition and the physical fitness of students. It is concluded that the nutritional status of schoolchildren is influenced by multiple determinants and requires continuous intersectoral actions to promote health, food education, and encouragement of sports practice. The school environment is configured as a strategic space for multiprofessional interventions that favor the physical, cognitive, and social development of adolescents.
KEYWORDS: Schoolchildren; High school; Nutritional transition; Public health; Food education.
Downloads