ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA SOBRE SAÚDE ALIMENTAR.

Autores

  • João Victor de Souza Maricaua Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Bruna Caroline Taveira Rodrigues Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Mayara Almeida da Gama Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Rodrigo Breno da Costa Saldanha Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos. e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).
  • Ivan de Jesus Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Resumo

ESTADO NUTRICIONAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA SOBRE SAÚDE ALIMENTAR

RESUMO
O estado nutricional de escolares do ensino fundamental é um indicador significativo de saúde pública, pois representa a interação entre fatores biológicos, ambientais, culturais e socioeconômicos. Nas últimas décadas, tem-se verificado a coexistência paradoxal de desnutrição e obesidade, caracterizando a chamada dupla carga da má nutrição. Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de estudantes em nível de ensino fundamental, com base em evidências científicas recentes, além de discutir os fatores relacionados às mudanças nutricionais nesse grupo etário. Esta é uma revisão baseada em artigos nacionais e internacionais publicados entre 2021 e 2025. As pesquisas indicam uma alta taxa de sobrepeso e obesidade infantil, particularmente em áreas urbanas e em regiões com nível socioeconômico médio a alto, relacionada a padrões alimentares inadequados e baixos níveis de atividade física. Simultaneamente, a subnutrição continua a afetar os contextos de vulnerabilidade social, o que evidencia as desigualdades familiares e territoriais. Pode-se verificar que o estado nutricional dos escolares é influenciado por diversos fatores e demanda ações de várias áreas, incluindo escola, família e saúde pública.


PALAVRAS-CHAVE: Saúde alimentar; Obesidade; Idade escolar; Escolares.

NUTRITIONAL STATUS OF ELEMENTARY SCHOOL CHILDREN: AN OVERVIEW OF FOOD HEALTH

ABSTRACT
The nutritional status of elementary school students is a significant public health indicator, as it represents the interaction between biological, environmental, cultural, and socioeconomic factors. In recent decades, the paradoxical coexistence of malnutrition and obesity has been observed, characterizing the so-called double burden of malnutrition. This study aimed to assess the nutritional status of elementary school students, based on recent scientific evidence, in addition to discussing the factors related to nutritional changes in this age group. This review is based on national and international articles published between 2021 and 2025. Research
indicates a high rate of childhood overweight and obesity, particularly in urban areas and in regions with medium to high socioeconomic status, related to inadequate dietary patterns and low levels of physical activity. Simultaneously, malnutrition continues to affect contexts of social vulnerability, which highlights family and territorial inequalities. It can be seen that the nutritional status of schoolchildren is influenced by several factors and requires action from various areas, including schools, families, and public health.


KEYWORDS: Nutritional health; Obesity; School age; Schoolchildren.

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Biografia do Autor

João Victor de Souza Maricaua, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Bruna Caroline Taveira Rodrigues , Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Mayara Almeida da Gama, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Rodrigo Breno da Costa Saldanha, Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos. e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Ivan de Jesus Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano d Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Ivan de Jesus Ferreira (2025).

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Publicado

2025-10-30