O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: LIMITES E POSSIBILIDADES.
Resumo
O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: LIMITES E POSSIBILIDADES
RESUMO
Este artigo analisa as potencialidades e os desafios do uso da inteligência artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem, considerando os impactos tecnológicos na prática pedagógica contemporânea. A partir de uma revisão de literatura atualizada, busca-se compreender como a IA pode contribuir para a personalização do ensino, o desenvolvimento de competências e a mediação docente, bem como refletir sobre os limites éticos, pedagógicos e sociais de sua implementação. Foram selecionadas publicações entre 2015 e 2024 nas bases SciELO, LILACS, PubMed e Google Scholar.
O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e reflexiva, com base em autores como Lévy (2011), Moran (2020) e Luck (2023), destacando a importância do papel do professor diante das inovações digitais. Conclui-se que, embora a IA represente um recurso valioso para potencializar a aprendizagem, é imprescindível uma abordagem crítica e humanizada para seu uso efetivo na educação.
Palavras-chave: Inteligência artificial. Educação. Ensino-aprendizagem. Inovação tecnológica. Docência.
THE USE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS: LIMITS AND POSSIBILITIES
ABSTRACT
This article analyzes the potentialities and challenges of using artificial intelligence (AI) in the teaching-learning process, considering technological impacts on contemporary pedagogical practices. Based on an updated bibliographic review, it seeks to understand how AI can contribute to personalized education, the development of skills, and teaching mediation, as well as reflect on the ethical, pedagogical, and social limits of its implementation. Publication from 2015 to 2024 were selected from databases such as Scielo, LILACS, PubMed, and Google Scholar.The study presents a qualitative and reflective approach, based on authors such as Lévy (2011), Moran (2020), and Luck (2023), highlighting the importance of the teacher's role in the face of digital innovations. It concludes that although AI represents a valuable resource to enhance learning, a critical and humanized approach is essential for its effective use in education.
Keywords: Artificial intelligence. Education. Teaching-learning. Technological innovation. Teaching.
Downloads
