O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: LIMITES E POSSIBILIDADES.

Autores

  • Norberto Huber Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).
  • Bernard Pereira Almeida Pós-doutor em Direito pela Universidad Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC). Doutor em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA).
  • Alice Lemos do Nascimento Doutoranda em Ciência da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES.
  • Denise Ramos de Lima Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro Internacional de Pesquisa Integralize. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Bahia (UNEB).
  • Dileymárcio de Carvalho Mestre em Territórios Midiáticos pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Resumo

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: LIMITES E POSSIBILIDADES

RESUMO 

Este artigo analisa as potencialidades e os desafios do uso da inteligência artificial (IA) no processo de ensino-aprendizagem, considerando os impactos tecnológicos na prática pedagógica contemporânea. A partir de uma revisão de literatura atualizada, busca-se compreender como a IA pode contribuir para a personalização do ensino, o desenvolvimento de competências e a mediação docente, bem como refletir sobre os limites éticos, pedagógicos e sociais de sua implementação. Foram selecionadas publicações entre 2015 e 2024 nas bases SciELO, LILACS, PubMed e Google Scholar.

 O estudo apresenta uma abordagem qualitativa e reflexiva, com base em autores como Lévy (2011), Moran (2020) e Luck (2023), destacando a importância do papel do professor diante das inovações digitais. Conclui-se que, embora a IA represente um recurso valioso para potencializar a aprendizagem, é imprescindível uma abordagem crítica e humanizada para seu uso efetivo na educação. 

Palavras-chave: Inteligência artificial. Educação. Ensino-aprendizagem. Inovação tecnológica. Docência.

THE USE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS: LIMITS AND POSSIBILITIES

ABSTRACT

This article analyzes the potentialities and challenges of using artificial intelligence (AI) in the teaching-learning process, considering technological impacts on contemporary pedagogical practices. Based on an updated bibliographic review, it seeks to understand how AI can contribute to personalized education, the development of skills, and teaching mediation, as well as reflect on the ethical, pedagogical, and social limits of its implementation. Publication from 2015 to 2024 were selected from databases such as Scielo, LILACS, PubMed, and Google Scholar.The study presents a qualitative and reflective approach, based on authors such as Lévy (2011), Moran (2020), and Luck (2023), highlighting the importance of the teacher's role in the face of digital innovations. It concludes that although AI represents a valuable resource to enhance learning, a critical and humanized approach is essential for its effective use in education. 

Keywords: Artificial intelligence. Education. Teaching-learning. Technological innovation. Teaching.

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Biografia do Autor

Norberto Huber, Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC).

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Especialista em Filosofia da Ciência e Teoria do Conhecimento pelo Centro Universitário de Brusque (FEBE / UNIFEBE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduado e Licenciado em Estudos Sociais: OSPB, EMC, História e Geografia (FEBE / UNIFEBE) pelo Centro Universitário de Brusque e Graduado e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI).  E-mail: rieghuber@gmail.com

Bernard Pereira Almeida, Pós-doutor em Direito pela Universidad Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC). Doutor em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA).

Pós-doutor em Direito pela Universidad Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC). Doutor em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción (UAA). Mestre em Direito pela Universidade Iberioamericana (UNIBE). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI).

E-mail: bernardadv@hotmail.com

Alice Lemos do Nascimento, Doutoranda em Ciência da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES.

Doutoranda em Ciência da Educação pela Universidad Del Sol – UNADES. Mestre em ciência da educação Pela Universidad Tecnologica Intercontinental-UTIC. Especialista em Educação Global e Gestão da Inovação pela Faculdades Integradas do Brasil – UNIFUTURO. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva pela Faculdade IBRA. Graduada em Licenciatura em Informática pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Amapá –IFAP.

E-mail: alicelemosap@gmail.com

Denise Ramos de Lima, Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro Internacional de Pesquisa Integralize. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Bahia (UNEB).

Doutoranda em Ciências da Educação pelo Centro Internacional de Pesquisa Integralize. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Bahia (UNEB). Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Columbia de Assunção-Paraguai. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado Oliveira. Graduada em História pela Faculdade Liberdade- Educação E Tecnologia(FALIBER).

E-mail: limadenyse38@gmail.com  

Dileymárcio de Carvalho, Mestre em Territórios Midiáticos pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Mestre em Territórios Midiáticos pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Especialista em Psicologia Positiva e Bem-estar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade e Propaganda (UNIVALE).

E-mail: dileymarcio.carvalho@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

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Publicado

2025-08-27