A INFLUÊNCIA DO ATLETISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SUBSÍDIOS CIENTÍFICOS E CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS.

Autores

  • Ivan de Jesus Ferreira Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Daurimar Pinheiro Leão Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).
  • Milena Pantoja Acioli Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Resumo

RESUMO
O atletismo, como conteúdo da Educação Física escolar, possui um papel significativo na formação integral dos estudantes da Educação Básica, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social. Este estudo analisa a influência do atletismo nesse contexto, destacando subsídios científicos que demonstram seus benefícios no aprimoramento das habilidades motoras, no bem-estar psicológico e na promoção de vínculos sociais positivos. A prática regular do atletismo estimula competências motoras fundamentais e pode atender a necessidades psicológicas básicas, como a autonomia e o senso de competência. Além disso, sua abordagem lúdica, quando aliada a metodologias eficazes, favorece o engajamento estudantil e amplia o repertório motor dos alunos, contribuindo para um ensino mais inclusivo e significativo. Apesar disso, o atletismo ainda é subutilizado nas escolas, em razão de obstáculos estruturais e pedagógicos. Diante disso, ressalta-se a importância da formação docente e da valorização de práticas corporais contextualizadas, que integrem o esporte à construção do conhecimento e da cidadania. 

Palavra-chave: Atletismo. Educação Física. Educação Básica. Desenvolvimento Motor.
Ensino Lúdico. Inclusão Escolar.

ABSTRACT
Athletics, as a subject of Physical Education in schools, plays a significant role in the comprehensive education of students in Basic Education, contributing to their physical, cognitive, emotional and social development. This study analyzes the influence of athletics in this context, highlighting scientific evidence that demonstrates its benefits in improving motor skills, psychological well-being and promoting positive social bonds. Regular practice of athletics stimulates fundamental motor skills and can meet basic psychological needs, such as autonomy and a sense of competence. In addition, its playful approach, when combined with effective methodologies, favors student engagement and expands students' motor repertoire, contributing to more inclusive and meaningful teaching. Despite this, athletics is still underutilized in schools due to structural and pedagogical obstacles. In view of this, the importance of teacher training and the appreciation of contextualized physical practices that integrate sports with the construction of knowledge and citizenship is highlighted.


Keyword: Athletics. Physical Education. Basic Education. Motor Development. Playful
Teaching. School Inclusion.

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Biografia do Autor

Ivan de Jesus Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano dLaboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Daurimar Pinheiro Leão, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano dLaboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Milena Pantoja Acioli, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano dLaboratório de Estudos e Pesquisas em Aptidão Física (LEPAFI).

Fonte: Ivan de Jesus Ferreira; Daurimar Pinheiro Leão; Milena Pantoja Acioli (2025).

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Publicado

2025-04-26