FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA .

Autores

  • Marco Antonio da Silva Doutor em Ciências da Educação Pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV).
  • Delfi López Rolón Orientador/Tutor: UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL – UTIC FACULDAD DE CIENCIAS HUMANAS Y CIENCIAS EXATAS – FACHCE DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.

Resumo

RESUMO

O estudo da “Formação docente em Ensino Religioso” tem como objetivo conhecer a formação docente em Ensino Religioso no Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória. Adota como abordagem metodológica o enfoque qualitativo com aspecto fenomenológico. A dimensão teórica desta pesquisa recorre ao acervo bibliográfica, pois se baseia no estudo de fontes secundárias. É uma pesquisa não priorística visto que suas categorias surgiram após a pesquisa. O design de pesquisa adotado é do tipo transversal seccional. Os dados foram coletados em entrevistas realizadas com pessoas da Faculdade: representante, coordenador, professor e alunos matriculados e alunos egressos. O pioneirismo desta faculdade levou a escolha desta instituição para a pesquisa, pois se trata de uma instituição de ensino que oferta formação em Ensino Religioso, por meio do Curso de Licenciatura em Ciências das Religiões. O resultado desta pesquisa oferece uma estrutura que descreve a formação dos professores de Ensino Religioso e contribui para a comunidade acadêmica, para a Faculdade alvo da pesquisa, para o crescimento profissional do pesquisador e para a qualidade do Ensino Religioso.  Ao conhecer o curso, destaca-se a qualidade da formação, fruto da infraestrutura, do corpo docente, do currículo alinhado às demandas sociais e das metodologias adequadas. Embora elogiado, há sugestões de melhoria, principalmente no currículo.

Palavras chave: Ensino Religioso, Formação docente, Inovação em Ensino Religioso.

 

RESUMEN 

El estudio "Formación del Profesorado en Enseñanza Religiosa" tiene como objetivo conocer la formación del profesorado en Enseñanza Religiosa en la Licenciatura en Ciencias Religiosas de la Faculdade Unida de Vitória. Su abordaje metodológico es cualitativo con vertiente fenomenológica. La dimensión teórica de esta investigación se apoya en el acervo bibliográfico, ya que se basa en el estudio de fuentes secundarias. Se trata de un estudio no priorizado, ya que sus categorías surgieron después de la investigación. El diseño de investigación adoptado es transversal. Los datos se recogieron en entrevistas con personas de la Facultad: representante, coordinador, profesor, alumnos matriculados y graduados. El carácter pionero de esta facultad determinó la elección de esta institución para la investigación, por tratarse de una institución de enseñanza que ofrece formación inicial en Educación Religiosa, por medio de la carrera de Licenciatura en Ciencias Religiosas. El resultado de esta investigación proporciona un marco que describe la formación de profesores de Educación Religiosa y contribuye a la comunidad académica, a la Facultad objeto de la investigación, al crecimiento profesional de la investigadora y a la calidad de la Educación Religiosa.  Al conocer el curso, se destaca la calidad de la formación, resultado de la infraestructura, del cuerpo docente, del currículo alineado a las demandas sociales y de las metodologías apropiadas. Aunque elogiadas, hay sugerencias de mejora, especialmente en el currículo.

Palabras clave: Educación Religiosa, Formación docente, Innovación en Educación Religiosa.

 

ABSTRACT 

The study of "Initial Teacher Training in Religious Education" aims to find out about teacher training in Religious Education in the Degree Course in Religious Sciences at the Faculdade Unida de Vitória. Its methodological approach is qualitative with a phenomenological aspect. The theoretical dimension of this research draws on the bibliographic collection, as it is based on the study of secondary sources. It is a non-prioritized study, since its categories emerged after the research. The research design adopted is cross-sectional. The data was collected in interviews with people from the faculty: representative, coordinator, professor and enrolled students and graduates. The pioneering nature of this college led to the choice of this institution for the research, as it is an educational institution that offers initial training in Religious Education, through the Degree Course in Religious Sciences. The result of this research provides a framework that describes the training of Religious Education teachers and contributes to the academic community, to the faculty that was the target of the research, to the professional growth of the researcher and to the quality of Religious Education.  Upon learning about the course, the quality of the training stands out, as a result of the infrastructure, the teaching staff, the curriculum aligned with social demands and the appropriate methodologies. Although praised, there are suggestions for improvement, especially in the curriculum.

Key words: Religious Education, Teacher training, Innovation in Religious Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio da Silva, Doutor em Ciências da Educação Pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Doutor em Ciências da Educação Pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC). Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória (FUV). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (UNIUBE).

E-mail: kantsophos@bol.com.br

Delfi López Rolón, Orientador/Tutor: UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL – UTIC FACULDAD DE CIENCIAS HUMANAS Y CIENCIAS EXATAS – FACHCE DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.

Tutor: Dr. Delfi López Rolón.

Tese apresentada à faculdade de pós-graduação da Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Ciências da Educação

Área do conhecimento: Educação.

Linha de investigação: Gestão com qualidade humana.

Tema: Formação docente em Ensino Religioso.

Fonte: Kemel Barbosa (2024).

Downloads

Publicado

2025-04-26