IMPLICAÇÕES ACERCA DA LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE.
Resumo
RESUMO
Este artigo tem por finalidade propor meios externos de intervenção e estratégias de ensino para lidar com crianças de três anos de idade com a oralidade menos desenvolvida. Embora deparamo-nos com vários fatores para o desenvolvimento da linguagem oral, queremos mostrar como se dá o processo de aquisição da linguagem, a importância da linguagem oral nessa idade, suas variáveis, conhecendo e intervindo no âmbito escolar, a partir do que foi realizado para que possam nortear o trabalho docente na educação infantil, as implicações acerca do trabalho em saber como acontece esse processo de aquisição da linguagem oral, bem como sanar essa dificuldade. A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica e de campo, com entrevista a uma professora do ensino regular infantil. Em adição, tem como base o que foi observado pela pesquisadora em sua experiência docente. As estratégias de
ensino utilizadas podem servir para desvelar as dificuldades apresentadas e nortear profissionais da educação.
Palavras-chave: Educação infantil; Linguagem oral; Dificuldades; Intervenção; Estratégias de Ensino.
ABSTRACT
This article aims to propose external means of intervention and teaching strategies to deal with children of three years of age with the least developed orality. Although we are faced with several factors for the development of oral language, we want to show how the process of language acquisition occurs, the importance of oral language in this age, its variables, knowing and intervening in the school context, from what was done, in order to guide teaching work in early childhood education, the implications of work on knowing how this process of oral language acquisition happens, and how to cure this difficulty. The research was carried out through bibliographical and field research, with an interview with a teacher of regular children's education. In addition, it is based on what was observed by the researcher in her teaching experience. The teaching strategies used can serve to uncover the difficulties presented and to guide educational professionals.
Keywords: Children`s education; Oral language; Difficulties; Intervention; Teaching strategies.
Downloads
