OS DESAFIOS DOCENTES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
Resumo
RESUMO
Este artigo visa refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da Educação Especial na inclusão de crianças com necessidades especiais, possibilitando ao educador desenvolver um olhar crítico sobre sua atuação e os resultados de suas ações, com o objetivo de conscientizar e promover reflexões sobre a diferença da ação educativa baseada na afetividade e espontaneidade, contra aquela que é baseada no autoritarismo, nas diferenças e nos resultados. Em tempo, é importante ressaltar que utilizamos como referencial teórico: (AMARAL; AQUINO, 1998); (MANTOAN, 2005); (MENDES, 2004); (VYGOTSKY, 1989); (LDB 9394/96). O resultado esperado desta pesquisa é o de promover uma indicação de mudança de atitudes e de conceituação do que seja a inclusão e o trabalho desenvolvido neste ambiente através de uma reflexão crítica sobre a ação e formação do educador.
Palavras-chave: Inclusão. Educação especial. Formação. Pesquisa.
ABSTRACT
This article aims to reflect on the educational practice experienced daily in the context of the inclusion of preschool children with special needs, enabling the educator to develop a critical eye on his performance and the results of their actions, aiming to raise awareness and promote reflection on the difference in the educational activity based on the warmth and spontaneity, against that which is based on authoritarianism, and the differences in the results. In time, it is important that we use as a theoretical (Amaral; Aquino, 1998), (Mantoan, 2005), (Mendes, 2004), (Vygotsky, 1989), (LDB 9394/96). The expected outcome of this research is to promote an indication of changing attitudes and concepts of what to include and work in this environment through a critical reflection upon the
role of educator end your formation.
Keywords: Inclusion. Special education. Formation. Search
Downloads
