AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF – Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da UFAM – Universidade Federal do Amazonas. Técnico de Segurança do Trabalho. Membro Egresso da CPA – Comissão Própria de Avaliação/ UFAM.

Resumo

RESUMO

A Autoavaliação Institucional é um processo sistemático e contínuo realizado pelas universidades brasileiras com o objetivo de analisar seu desempenho acadêmico e administrativo. Esse processo é conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº 10.861/2004. A avaliação abrange diversas dimensões institucionais, incluindo qualidade do ensino, infraestrutura, gestão acadêmica, pesquisa, extensão e impacto social. Por meio da coleta de dados e análises internas, a autoavaliação permite que as instituições identifiquem pontos fortes, desafios e oportunidades de melhoria, promovendo o aprimoramento contínuo. Finalidade da Autoavaliação para o INEP/SINAES: O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) utiliza os dados da autoavaliação institucional para compor o sistema nacional de avaliação da educação superior, garantindo que as universidades atendam aos critérios de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). As informações obtidas são fundamentais para: Credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior; Reconhecimento e renovação de cursos de graduação; Monitoramento da qualidade do ensino e da gestão universitária; Definição de políticas educacionais baseadas em evidências. Além disso, os resultados da autoavaliação influenciam indicadores como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Institucional (CI), que impactam diretamente na reputação e no financiamento das universidades. Conclusão: A autoavaliação institucional é essencial para a melhoria contínua da educação superior no Brasil, permitindo que as universidades se ajustem às demandas acadêmicas e sociais. Ao mesmo tempo, fortalece o papel do INEP/SINAES na regulação e supervisão das instituições, garantindo um ensino de qualidade e alinhado aos padrões nacionais.

Palavras-chave: Autoavaliação Institucional; INEP; AVALIES; SINAES; Universidade Federal do Amazonas.

 

ABSTRACT 

Institutional Self-Assessment is a systematic and continuous process carried out by Brazilian universities with the aim of analyzing their academic and administrative performance. This process is conducted by the Assessment Committee (CPA), as established by the National Higher Education Assessment System (SINAES), created by Law No. 10,861/2004. The evaluation covers several institutional dimensions, including teaching quality, infrastructure, academic management, research, extension and social impact. Through data collection and internal analysis, self-assessment allows institutions to identify strengths, challenges and opportunities for improvement, promoting continuous improvement. Purpose of Self-Assessment for INEP/SINAES: The National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) uses institutional self-evaluation data to compose the national higher education evaluation system, ensuring that universities meet the quality criteria required by the Ministry of Education (MEC). The information obtained is essential for: Accreditation and re-accreditation of higher education institutions; Recognition and renewal of undergraduate courses; Monitoring the quality of teaching and university management; Defining evidence-based educational policies. Furthermore, the results of the self-assessment influence indicators such as the General Course Index (IGC) and the Institutional Concept (CI), which directly impact the reputation and financing of universities. Conclusion: Institutional self-assessment is essential for the continuous improvement of higher education in Brazil, allowing universities to adjust to academic and social demands. At the same time, it strengthens the role of INEP/SINAES in regulating and supervising institutions, ensuring quality teaching aligned with national standards.

Keywords: Institutional Self-Assessment; INEP; EVALUATIONS; SINAES; Federal University of Amazonas.

 

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Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF – Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Pós-doutor em Psicologia Social e do Trabalho, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF – Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Doutor em Psicologia Social e do Trabalho (USP/SP), Mestre em Psicologia Social (USP/SP), Especialista em Adolescência (Faculdade de Medicina USP/SP). Especialista em Produção de Material em EaD (UFAM/AM), Especialista em Psicopatologia (Saúde Mental – Okayama University – Faculty of Letters – Japan revalidado de UFRJ).

E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da UFAM – Universidade Federal do Amazonas. Técnico de Segurança do Trabalho. Membro Egresso da CPA – Comissão Própria de Avaliação/ UFAM.

Graduado do Curso de Bacharelado em Promoção de Saúde e Lazer da UFAM – Universidade Federal do Amazonas. Técnico de Segurança do Trabalho. Membro Egresso da CPA – Comissão Própria de Avaliação/ UFAM. E-mail:  mrmarquesjr@gmail.com

Fonte: Thomaz Décio Abdalla Siqueira (2024).

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Publicado

2025-03-06