AMBIENTE E SAÚDE: IMPACTOS EMOCIONAIS DA PÓS-PANDEMIA COVID- 19 NO CONTEXTO ESCOLAR.

Autores

  • Clenilton Martins Faria Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV).
  • Anna Lia da Silva Vicente Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.
  • Antônia Laisyane Fernandes César Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.
  • Chauan Xavier de Oliveira Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.
  • Etore Porto Oriol Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.
  • Julia Mendes de Souza Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.
  • Maria Eduarda de Almeida Nogueira Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.
  • Roberta Martins dos Reis Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.
  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

RESUMO

Este estudo tem como objetivo analisar os impactos emocionais enfrentados por alunos da educação básica no contexto pós-pandemia da COVID- 19. A pesquisa foi motivada por observações derivadas de experiências familiares, profissionais e informações das mídias sociais, que evidenciaram dificuldades de readaptação escolar, incluindo consequências emocionais, vivenciadas por muitas crianças e adolescentes após a pandemia. O problema central investigado é: quais os impactos emocionais experimentados pelos alunos da educação básica no período pós-pandemia? A relevância da pesquisa fundamenta-se em estudos como o de Nicácio (2022), que apontam que as experiências vividas durante a pandemia afetaram o bem-estar emocional, mental, social e acadêmico de crianças e adolescentes. Assim, compreender esses impactos é essencial para embasar a criação, implementação e avaliação de estratégias multidisciplinares nas escolas, visando mitigar os efeitos negativos na comunidade escolar e promover o bem-estar dos alunos.

Palavras-chave: COVID- 19. Psicologia. Educação Básica. Ansiedade. Adolescentes.

 

ABSTRACT 

This study aims to analyze the emotional impacts faced by basic education students in the post-COVID-19 pandemic context. The research was motivated by observations derived from family and professional experiences and information from social media, which highlighted difficulties in readapting to school, including emotional consequences, experienced by many children and adolescents after the pandemic. The central problem investigated is: what are the emotional impacts experienced by basic education students in the post-pandemic period? The relevance of the research is based on studies such as that of Nicácio (2022), which indicate that the experiences lived during the pandemic affected the emotional, mental, social and academic well-being of children and adolescents. Therefore, understanding these impacts is essential to support the creation, implementation and evaluation of multidisciplinary strategies in schools, aiming to mitigate negative effects on the school community and promote student well-being. 

Keywords: COVID-19. Psychology. Basic Education. Anxiety. Teenagers.

 

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Biografia do Autor

Clenilton Martins Faria, Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV).

Graduado em Psicologia pela Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE). Graduado em Pedagogia pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS). Mestre em Psicogerontologia pelo Instituto Educatie de Ensino e Pesquisa (EDUCATIE). Especialista em Psicologia Social pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade Cidade Verde (FCV). E-mail: cleniltonfaria@hotmail.com

Anna Lia da Silva Vicente, Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG. E-mail: juliamendessouza@hotmail.com

Antônia Laisyane Fernandes César, Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG. E-mail: juliamendessouza@hotmail.com

Chauan Xavier de Oliveira, Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG. E-mail: juliamendessouza@hotmail.com

Etore Porto Oriol, Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG. E-mail: juliamendessouza@hotmail.com

Julia Mendes de Souza, Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG. E-mail: juliamendessouza@hotmail.com

Maria Eduarda de Almeida Nogueira, Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG. E-mail: juliamendessouza@hotmail.com

Roberta Martins dos Reis, Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG.

Acadêmicos do Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos –FUPAC- de Governador Valadares-MG. E-mail: juliamendessouza@hotmail.com

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM - Universidade Federal do Amazonas.

Professor Titular Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação da UFAM – Universidade Federal do Amazonas. E—mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

 

Fonte: Clenilton Martins Faria (2024).

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Publicado

2024-12-12