AMBIENTE E SAÚDE: IMPACTOS EMOCIONAIS DA PÓS-PANDEMIA COVID- 19 NO CONTEXTO ESCOLAR.
Resumo
RESUMO
Este estudo tem como objetivo analisar os impactos emocionais enfrentados por alunos da educação básica no contexto pós-pandemia da COVID- 19. A pesquisa foi motivada por observações derivadas de experiências familiares, profissionais e informações das mídias sociais, que evidenciaram dificuldades de readaptação escolar, incluindo consequências emocionais, vivenciadas por muitas crianças e adolescentes após a pandemia. O problema central investigado é: quais os impactos emocionais experimentados pelos alunos da educação básica no período pós-pandemia? A relevância da pesquisa fundamenta-se em estudos como o de Nicácio (2022), que apontam que as experiências vividas durante a pandemia afetaram o bem-estar emocional, mental, social e acadêmico de crianças e adolescentes. Assim, compreender esses impactos é essencial para embasar a criação, implementação e avaliação de estratégias multidisciplinares nas escolas, visando mitigar os efeitos negativos na comunidade escolar e promover o bem-estar dos alunos.
Palavras-chave: COVID- 19. Psicologia. Educação Básica. Ansiedade. Adolescentes.
ABSTRACT
This study aims to analyze the emotional impacts faced by basic education students in the post-COVID-19 pandemic context. The research was motivated by observations derived from family and professional experiences and information from social media, which highlighted difficulties in readapting to school, including emotional consequences, experienced by many children and adolescents after the pandemic. The central problem investigated is: what are the emotional impacts experienced by basic education students in the post-pandemic period? The relevance of the research is based on studies such as that of Nicácio (2022), which indicate that the experiences lived during the pandemic affected the emotional, mental, social and academic well-being of children and adolescents. Therefore, understanding these impacts is essential to support the creation, implementation and evaluation of multidisciplinary strategies in schools, aiming to mitigate negative effects on the school community and promote student well-being.
Keywords: COVID-19. Psychology. Basic Education. Anxiety. Teenagers.