IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM NOS GRUPOS DOS SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS.
Resumo
RESUMO
O objetivo deste artigo é provocar reflexão acerca do trabalho realizado no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS após o reordenamento e a tipificação do mesmo em Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Questionar e entender o grau de comprometimento, motivação e satisfação dos profissionais para a realização destas tarefas. A partir desta transformação enfatizar a importância da criação de espaços para as brincadeiras infantis valorizando a cultura e a identidade das famílias e da comunidade. Oferecendo às crianças, pais e familiares a oportunidade de compartilhar brincadeiras, reforçando assim a criação de laços entre as diversas idades. Aproveitar o tempo para resgatar a brincadeira pais/filhos; o que a correria diária eliminou; desta forma estreitar os laços afetivos. Ensinar o valor do respeito, criar consciência crítica em relação ao consumismo exagerado de nossa sociedade. O estudo ocorreu nas Dependências do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS sede, no ano de 2016, situado na cidade de Guanhães/MG, Rua Pio Nunes s/nº, bairro Centro. Para o levantamento de informações, a pesquisadora se inseriu nos Grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS/Guanhães. Esta pesquisa está baseada no livro Metodologia de Trabalho Social com família na Assistência Social (Prefeitura de BH, trabalho pela Vida) juntamente com Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade (Pastoral Da Criança) CNBB, compartilhando com estes autores os 10 anos de trabalho com grupos principalmente os infanto-juvenis. Essa metodologia foi adotada como forma de ensino/aprendizagem e descontração para seus participantes que utilizam deste serviço, duas ou três vezes por semana, seguindo os grupos por faixa etária. A técnica para obtenção de informações foi pesquisa de campo e método da observação do lúdico no processo de interação social dentro da instituição, resgatando o gosto pela brincadeira apresentando a diversão como ferramenta de aprendizagem e escuta interagindo com participantes dos diversos grupos, no qual foram ouvidas frases tais como: “Meu filho vem aqui só brincar”? “Hoje meu filho disse que não fez nada. Só brincou!” “Não vou trazer meu filho só para brincar e colorir não” “Meu filho disse que tinha ensaio para teatro e ele ficou sentado.” “Meu filho reclamou de uma atividade onde havia brincadeiras utilizando balões e idades variadas”. Após a conclusão do trabalho fica como sugestão: participação mais efetiva do coordenador e do gestor neste serviço, necessidade de diálogos e reuniões periódicas para direcionamento das atividades, criação de alguma forma de incentivo profissional.
Palavras-chave: brincadeira. Vínculo. Lúdico. Convivência. Aprendizagem. Reordenamento. Transformação.
ABSTRACT
The purpose of this article is to provoke reflection on the work of the Social-CRAS Assistance Reference Center after reordering and the characterization of it in Coexistence Service and Strengthening Linkages. Question and understand the level of commitment, motivation and satisfaction of professionals to carry out these tasks. From this transformation emphasize the importance of creating spaces for children's play valuing the culture and identity of the family and the community. Offering to children, parents and families the opportunity to share jokes, thus enhancing the creation of links between the different ages. Take the time to rescue the fun parent / child; what the daily rush eliminated; thus strengthen emotional ties. Teaching the value of respect, create critical awareness in relation to the over-consumption of our society. The study took place in the Dependencies CRAS Social Assistance Reference Center headquarters in 2016, located in Guanhães / MG, Rua Pio Nunes s / nº, Downtown. For the collection of information, the researcher entered the Coexistence Service Groups and Linkages Strengthening CRAS / Guanhães. This research is based on the book Social Work Methodology with family in Social Care (BH Prefecture, working for Life) with Toys and Play in the Community (Child's Pastoral) CNBB sharing with these authors 10 years of working with mostly children and youth groups. This methodology was adopted as a method of teaching / learning and relaxation for participants who use this service, two or three times a week, following the groups by age. The technique for obtaining information was field research and playful observation method in the social interaction process within the institution, recovering the taste for play featuring the fun as a learning tool and listening interacting with participants of various groups, which were heard phrases such as: "My son comes here just to play"? "Today my son said he did nothing. Only played! "" I will not bring my son just to play and coloring not "" My son said it had test for theater and he sat. "" My son complained of an activity where there were games using balloons and various ages. " Upon completion of the work is a suggestion: more effective participation of the coordinator and manager in this service. Need for dialogue and regular meetings for directing the activities. Creation of some form of professional incentive.
Keywords: play. Bonding. Playful. Living. Learning. Reorganization. Transformation.