RELATÓRIO PARA TCU/AM. RELATIVO AO ANO DE 2022 – UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM -COMISSSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

 

INTRODUÇÃO:

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é responsável em conduzir a autoavaliação Institucional da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Avalies é efetivada pelo Ministério da Educação – MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. É realizada por avaliadores que conferem, in loco, as atividades desenvolvidas na Instituição de Ensino Superior – IES.

Qual é o objetivo da autoavaliação? 

A autoavaliação serve como uma maneira de promover a autorregulação. Especialmente no início, o professor tem um papel essencial nesse processo, debatendo as reflexões de cada estudante e mostrando as dificuldades que passaram despercebidas.

Autoavaliação Institucional

A avaliação interna ou autoavaliação, assim como a avaliação externa, foi prevista pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Do mesmo modo, a autoavaliação ocorre no âmbito institucional e no de cursos. Possui como objetivos principais:

I – Produzir conhecimentos;

II – Discutir os sentidos do conjunto de atividades e finalidades da IES;

III – Identificar as causas de seus problemas e suas deficiências;

IV – Aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;

V- Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;

VI – Tornar mais efetiva a vinculação da IES com a comunidade;

VII – Avaliar a relevância científica e social de suas atividades e produtos;

VIII – Prestar contas à sociedade (accountability).

A autoavaliação compreende um autoestudo, tendo como referência as diretrizes de avaliação propostas pelo MEC (CONAES), acrescido de indicadores específicos (conceito dos cursos, índice geral de cursos, avaliação da Capes), análise do projeto pedagógico e do projeto de desenvolvimento institucional (PDI), informações do cadastro e do censo da IES, estudos próprios, entre outras fontes.

Trata-se de um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade. Para tanto, sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas.

Autoavaliação é, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição.

A avaliação interna, no âmbito das Instituições de Ensino Superior – IES, é realizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA. Trata-se de uma comissão também prevista pelo SINAES e criada não só para conduzir os processos de avaliação interna da IES, como também os processos de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP. Enfim, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão que também tem papel importante, pois ajuda a definir e a melhorar essa faculdade, para que atenda justamente às expectativas dos alunos.

Atua como um suporte à gestão, a fim de buscar a contínua evolução da instituição — tanto em aspectos acadêmicos quanto administrativos e pedagógicos. Por essa razão, deve ser formada igualmente com representantes de cada esfera da UFAM e seus Institutos de Ensinos Superiores (IES). 

Uma das principais metas da CPA é avaliar o desempenho da IES como um todo. Por essa razão, conta com representantes variados de todos os setores da UFAM.

OBJETIVO

         Mencionar as atividades desenvolvidas pela Equipe da Comissão Própria de Avaliação – CPA na gestão 2022 do Reitor Professor Doutor Sylvio Mário Puga Ferreira e da Vice-Reitora Professora Doutora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe.

MATERIAL OU MÉTODOS

        A partir deste momento iremos descrever o Planejamento detalhado do que foi realizado pela Equipe da CPA/UFAM no ano de 2022.

CONCLUSÃO 

        Dessa forma, essa análise da CPA/UFAM se deu por meio de certas etapas:

Preparação da CPA: a criação da comissão propriamente dita, com a designação de representantes, definição de materiais, cronogramas e espaço para sua atuação;

Desenvolvimento da análise: por meio de reuniões e debates, estabeleceu-se as análises necessárias e os meios de realizá-las. Em seguida, iniciou-se o processo de coleta de dados através do AVALIES/UFAM.

Finalização: quando as informações coletadas foram analisadas e divulgadas, pode-se planejar ações futuras de correção e melhorias. 

Depois do cumprimento dessas etapas, foi possível gerar relatórios que foram documentados, servindo para classificar a qualidade da faculdade perante o MEC, bem como reconhecer e renovar cursos de graduação e pós-graduação na instituição. 

Além disso, são a base para que a gestão tivesse pleno conhecimento da UFAM, especialmente caso a instituição mude em determinada frequência. Assim, os novos reitores e administradores (Pró-Reitores) poderão acompanhar as transformações ao longo da história da instituição e prever cenários e oportunidades no planejamento, gestão e administração universitária.

Na elaboração de metodologias de avaliação: considerando a  etapa de desenvolvimento, devem ser decididos os métodos de avaliação de cada aspecto das Unidades da UFAM. Por isso, a CPA decidiu as metodologias que foram utilizadas, como questionários a serem aplicados entre as pessoas da instituição (comunidade universitária: Discentes, Técnicos Administrativos e Docentes).

É também responsável por analisar os dados e registrá-los depois. Por fim, a CPA tem o importante papel de incentivar a participação da comunidade, tanto nas pesquisas quanto para formar parte da própria comissão.

A CPA buscou dar sustentabilidade à avaliação interna caracterizada como uma exigência ética e política que produza no seio da comunidade a reflexão sobre a atuação concreta da Universidade no contexto Amazônico, nacional e internacional. 

Essa exigência orientou os esforços da CPA, em articulação com as Comissões Setoriais de Avaliação (CSas), para suscitar a participação de cada um dos segmentos da comunidade acadêmica situada nos seis campi da UFAM e demais municípios onde são oferecidos cursos por meio de programas especiais. 

O propósito da equipe se referenciou num trabalho de permanente vigilância crítica das ações decorrentes da avaliação interna e externa da UFAM junto ao INEP/MEC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Professor Titular, Classe E da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Gruaduado no Curso de Bacharelado em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Fonte: Thomaz Décio Abdalla Siqueira (2023).

Downloads

Publicado

2024-05-31