GERAÇÃO DE INDICADORES DA JUSTIÇA: UTILIZANDO UMA SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE COM DADOS ABERTOS.

Autores

  • Hiroshi Buyo Siqueira UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL.
  • André Luiz Pizani UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL.
  • Flávio Ceci UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL.

Resumo

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar e implementar uma solução de Business Intelligence (BI) com os dados abertos  disponibilizados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esses dados divulgam a realidade dos tribunais brasileiros a respeito de sua estrutura, litigiosidade e análises essenciais para a gestão judiciária. A referência bibliográfica traz como objetivo conceituar todo o processo de uma solução de BI, desde a estruturação até o Online Analytical Processing (OLAP) e sobre o judiciário. A modelagem do sistema foi desenvolvida com base nas perguntas estratégicas levantadas. O sistema é composto pela criação de um Staging Area, a criação de um Data Warehouse (DW), na criação de processos de Extract, Transform and Load (ETL) e visualização de dados em uma ferramenta OLAP. Durante o desenvolvimento foi utilizado o Microsoft Excel para análise prévia dos dados, o SQL Power Architect para criação do modelo dimensional, o banco de dados Microsoft SQL Server para o armazenamento de dados do Staging e do DW, o SQL Server Management Studio para o gerenciamento, administração e consulta dos componentes do Microsoft SQL Server, o Pentaho
Data Integration como ferramenta de ETL e o Microsoft Power BI como ferramenta de visualização de dados. Os resultados obtidos no trabalho desenvolvido foram válidos, pois foi possível criar analises relevantes utilizando conceitos de BI.


Palavras-chave: Business Intelligence, Data Warehouse, ETL, Judiciário, Dados Abertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hiroshi Buyo Siqueira, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Sistemas de Informação da
Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação.

Flávio Ceci, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL.

Possui graduação em Ciência da Computação e Ciências Econômicas pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua como Diretor de Tecnologia na empresa Akropoli Analytics e Tecnologia. Também atua como professor adjunto dos cursos de graduação em Sistemas de Informação, Ciências Econômicas e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade do Sul de Santa Catarina. Foi proponente e coordenador dos cursos de Especialização em Análise Estratégica e Ciência de Dados, Banco de Dados e Engenharia e Ciência de Dados da Unisul. Possui mais de 15 anos de experiência na indústria de software atuando como desenvolvedor, analista e arquiteto de software. Desenvolveu projetos para empresas como: SupportComm, Vivo, Claro, Brasil Telecom, Embraer, Instituto Stela, Involves e Calcard, entre outras. É autor de livros na área de Business Intelligence, Fundamentos de Big Data e Inteligência Artificial. As principais áreas de pesquisa são: Estruturas de dados; Inteligência Artificial; Engenharia do Conhecimento; Análise e Ciência de Dados e Análise de Sentimentos.

Fonte: Thomaz Décio Abdalla Siqueira (2023).

Downloads

Publicado

2024-05-31