CADERNO DE FORMAÇÃO RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2022/02 - Karolina Saboia.
Resumo
Relato de Experiência:
MILLER, Stela; MELLO, Suely Amaral. O desenvolvimento da linguagem oral e escrita em crianças de 0 a 5 anos. 22ª ed. Curitiba: Pro-infantil editora, 2008.
- Segundo Miller e Mello (2008), a educação infantil corresponde à etapa em que as crianças mergulham nos universos das histórias, brincadeiras e desenhos. Enfatizo esse ponto como forma de ressaltar que quando pensamos em atuar nessa modalidade, devemos ter como foco proporcionar essas experiências para as crianças. No entanto, como bem ressaltam as autoras, existe uma certa preocupação dos professores em trabalhar a escrita com as crianças ainda na educação infantil, pelo fato de ser algo essencial para a interação do sujeito com o mundo, levando em consideração que a escrita/ leitura é importante para essa relação, além de outras inúmeras aprendizagens desencadeadas a partir da domínio da escrita pelo homem. Porém, é algo que não deve ser tido como prioridade na educação infantil, visto que as crianças dessa faixa-etária aprendem brincando e interagindo com os colegas, logo, o trabalho desenvolvido deve contemplar esses eixos principais. Então, o trabalho com a escrita não deve ser a prioridade, mas nada impede que os pequenos sejam inseridos na cultura letrada, desde que esta seja apresentada a partir de sua função social, fugindo do modelo tradicional de ensino, em que seria apresentada através de famílias silábicas e memorização das vogais. Pois, como já dito antes, foge do real objetivo da educação infantil que nada tem a ver com exercícios mecânicos e foras de contexto.
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Publicado
2023-08-15
Edição
Seção
Relato de Experiência