ORIENTAÇÃO E PROMOÇÃO DO SENTIDO DA VIDA PARA ADOLESCENTES.
Resumo
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo promover a prevenção do vazio existencial em um grupo de adolescentes. Participaram 27 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de ambos os sexos, com faixa etária entre 16 e 18 anos. Foram realizados onze encontros, com leitura e discussão de textos, a fim de promover reflexões, as quais foram baseadas nos princípios da Logoterapia e Análise Existencial, além do pré-teste e pós-teste das respostas coletadas pelo Teste de propósito na vida (Pil Test), estes foram avaliados por meio do Teste dos Postos Assinalados de Wilcoxon para análise comparativa dos dados. Os resultados indicaram que a intervenção promoveu o desenvolvimento de sensação de sentido da vida dos participantes do grupo experimental.
Palavras-chave: Logoterapia. Vazio Existencial. Adolescentes. Prevenção. Sentido.
GUIDANCE AND PROMOTION OF THE MEANING OF LIFE FOR ADOLESCENTS
ABSTRACT
The present work aims to prevent existential emptiness in a group of adolescents. Twenty-seven students from the third year of high school, of both sexes, aged 16 to 18 years, participated. Eleven meetings were held, with reading and discussion of texts, in order to promote reflections, which were based on the principles of Logotherapy and Existential Analysis, besides the pre-test and post-test of the answers collected by the Test of Purpose in Life (Pil Test), which were evaluated by means of the Wilcoxon's Post-test for comparative analysis of the data. The results indicated that the intervention promoted the development of a sense of meaning in life in the participants of the experimental group.
Keywords: Logotherapy. Existential emptiness. Adolescents. Prevention. Meaning.