O SIGNIFICADO DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: Classificação do desenho infantil.

Autores

  • Maria de Nazaré Teles de Lima Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Resumo

Slide Acadêmico: 

1 - Rabiscos desordenados

Essa fase se inicia com aproximadamente 2 anos de idade. A criança ainda não tem maturidade para entender o que está desenhando e nem sempre possui algum significado. Ela não controla seus movimentos.

2 - Rabiscos ordenados
Essa fase se inicia com aproximadamente 3 anos de idade. Os rabiscos começam a ser um pouco mais ordenados e a coordenação melhora um pouco. Até mesmo para segurar um lápis ela possui mais firmeza. Mas ainda sem nomear as formas.

3 - Realismo falhado

Nessa fase, a criança já sabe o que quer desenhar, mesmo que não seja tão fácil identificar através de seus rabiscos. Ela já sabe nomear os desenhos e os elabora de acordo com o que realmente querem desenhar [...]

 

Biografia do Autor

Maria de Nazaré Teles de Lima, Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Amazonas (1990), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Americana (2016). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente responde como Diretora do Departamento de Projetos e Programas de Extensão - DPROEX, na Pró-Reitoria de Extensão - PROEXT, atua como pesquisadora e é membro da Comissão Permanente de Avalição - CPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: escola municipal, Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Fonte: Maria de Nazaré Teles de Lima (2023).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-25