O BRINCAR PEDAGÓGICO ATRAVÉS DO IMAGINÁRIO SIMBÓLICO DAS TÉCNICAS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.

Autores

  • Thomaz Décio Abdalla Siqueira Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM.
  • Claudi Gonçalves da Silva Professor no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia.
  • Joana Buyo Siqueira Universidade Federal de Santa Cantarina - UFSC. Centro de Comunicação e Expressão. Animação.
  • Sophia Livas de Moraes Almeida Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/ UFAM.
  • André Niedersberg de Ávila Licenciatura em Artes Visuais - Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
  • Jociani Andrade Reuse Faculdade Martha Falcão - FMF.

Resumo

RESUMO

INTRODUÇÃO: Histórias em quadrinhos e ensino de História de novas linguagens e manifestações artísticas nos ensinos fundamental e médio, ampliou as possibilidades de utilização dos quadrinhos no ensino, mas foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), lançados em 1997, que colocaram as HQs diretamente nas salas de aula. Consoante os autores, igualmente significativa para a promoção dos quadrinhos no ensino foi a publicação de HQs pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), em Criado em 1997, o Programa foi responsável pela compra de obras e por sua distribuição em escolas de ensino fundamental e médio, pautando-se, prioritariamente, na distribuição de livros literários. Porém, em 2006, pela primeira vez foram incluídas obras em quadrinhos. Nesse ano foram comprados 225 títulos, dos quais dez eram histórias em quadrinhos. Iremos usá-la para propiciar a descoberta do conhecimento, a criatividade e a expressividade das crianças do projeto, de modo lúdico e prazeroso (através de brincadeiras e dinâmicas de grupo semi dirigidas). OBETIVO: Visamos trabalhar com a compreensão da leitura como algo construído social e coletivamente, numa interação humana sujeita as constantes transformações, que de certo modo refletiu em uma concepção de pensamento histórico e dialético em essência, pois se faz presente na vida do homem desde os primórdios da humanidade. O caráter social da língua foi facilmente percebido quando levamos em conta que ela existe antes mesmo de nós nascermos: cada um de nós já encontra a língua formada e em funcionamento, pronta para ser usada. Nesse contexto, a importância e o valor dos usos da leitura são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Os últimos anos têm sido marcados pela ampliação da presença de Histórias em Quadrinhos (HQs) no ambiente escolar, movimento que se manifesta, em especial, no Plano Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)1 . A presença das HQs tem criado novos desafios aos educadores, mostrando a necessidade de compreensão da linguagem e mesmo da variedade de obras disponíveis. A ação de extensão procura discutir a inserção das HQs no ambiente católico na pastoral infantil da Paróquia Santíssima Trindade, na zona sul do bairro do Japiim em Manaus. Problematiza a linguagem dos quadrinhos no ensino religiosos, apresentando sugestões de obras e discussões possíveis para ajudar nas dinâmicas dos jogos recreativos com aprendizagens lúdicas. No que concerne ao campo da educação, o movimento de aceitação e incorporação dos quadrinhos foi ainda mais significativo, concentrandose, em especial, em finais do século XX2. De acordo com Waldomiro Vergueiro, tal processo acentuou-se durante a década de 1970 com publicações de quadrinhos com fins educativos, os quais ajudaram a firmar o entendimento de que as HQs podiam ser utilizadas para transmissão de conteúdos escolares. Desde os anos 1980 as análises relativas aos quadrinhos e ao saber histórico têm se ampliado no Brasil, merecendo destaque os trabalhos de Zélia Lopes da Silva, Marco Aurélio Pereira, Sônia Bide Luyten, Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos. DESENVOLVIMENTO: Além dos setores administrativos do Centro, dos Departamentos e das Coordenadorias dos programas de Pós-Graduação, o CCE dispõe de Laboratórios de Informática, um laboratório de videoconferência, um auditório com capacidade para 120 pessoas e mais três salas de eventos. Situado em local privilegiado – no centro do campus da UFSC – o entorno do CCE é palco de eventos culturais e divulgações, e também local de encontro e descanso dos estudantes na hora do almoço. METÓDO: Como procedimento metodológico pretendeu-se realizar uma análise comparativa dos elementos gráficos e narrativos do meio e como eles são empregados para construção de sentidos ligados aos conceitos de identidade, imaginário social simbólico, entre outros. No universo simbólico das culturas ocidental e oriental residem duas figuras de impacto social semelhantes, guardadas as proporções, que são, respectivamente, as figuras do super-herói e a do samurai. Arquétipos populares no meio dos quadrinhos e fora dele, esses dois ícones representam os modelos mais comuns de ídolos de suas respectivas culturas. Obviamente, não só pelas narrativas em que se inserem ou pela forma com que são retratados, mas pelo jogo de relações simbólicas que ocultam. Procuramos estimular a criatividade e isso foi o nosso foco no período de pandemia do COVID- 19. Nesse sentido, apenas comprova-se que o imaginário estende sua influência por quaisquer meios e apenas sua natureza única permite que em cada um deles ele possa assumir um significado diferente: ficção pode abarcar dentro do mesmo espaço uma variedade de linguagens, níveis de foco, pontos de vista, os quais poderiam ser contraditórios em outros tipos de discurso organizados em direção a um fim empírico em particular de cada criança e adolescente da pastoral infantil no bairro do Japiim em Manaus. Os participantes do projeto PIBITI 2020-2021 tiveram a possibilidade de acompanhar as leituras de diversos livros, revistas e gibis feitos tanto pela equipe quanto por eles próprios (amostra – sujeitos do projeto) e estimularemos o trabalho de resumo e síntese do texto, juntamente com a compreensão dos ditos pontos principais de cada obra utilizada. Primeiro foi o uso da leitura e depois a elaboração de desenhos para Histórias em Quadrinhos (HQ). A frequência foi registrada dos participantes do projeto. No início era uma ação participativa e depois foi adequada sua adaptação para atividades remotas (on-line) via videoconferências no Google Meeting e também no WhatsApp. Respeitamos as sugestões do Comitê de Biossegurança da UFAM em relação aos cuidados do coronavírus. No final foi uma atividade hibrida através de reuniões com distanciamento social. Foram um conjunto de ações voltadas para a prevenção minimização e até evitação dos riscos inerentes a contaminação pelo COVID- 19. Desenvolvemos técnicas de ensino através de vídeos do canal YouTube para facilitar a compreensão dos conteúdos inerentes a tecnologia dos HQs, atualmente são realizados também de forma digital. CONCLUSÃO: Esta ação de inovação tecnológica, desenvolvimento de ordem teórica e prática, abordou panoramicamente noções básicas e contemporâneas de narratológicas: o que é uma narrativa, a influência das mídias específicas sobre os modos de narrar, quais as particularidades das narrativas que migram por múltiplas plataformas etc. Mais detidamente, serão abordados os conceitos de pacto de leitura, gêneros ficcionais, enredo, espaço e tempo narrativos. Com as noções de universo ficcional e personagem, a ação por si só lidou não só de modo teórico, mas também prático, e o trabalho final constou da construção de um ambiente e de um conjunto de figuras dramáticas, cujas histórias foram criadas e desenvolvidas nos encontros com as crianças e adolescentes da pastoral infantil na zona sul de Manaus. A atividade final foi a construção de um conjunto de personagens e de um ambiente das nossas lendas amazônicas. Decidiram por tirinhas sobre o conteúdo da pandemia do coronavírius em Manaus.

Palavras-chave: Pastoral Infantil; Imaginário Social: Conceitos de Identidade; Universo Simbólico.

 

ABSTRACT

INTRODUCTION: Comic books and the teaching of History of new languages ​​and artistic manifestations in elementary and high school, expanded the possibilities of using comics in teaching, but it was the National Curricular Parameters (PCNs), launched in 1997, that placed comics directly in classrooms. According to the authors, equally significant for the promotion of comics in teaching was the publication of comics by the National Library at School Program (PNBE), in Created in 1997, the Program was responsible for purchasing works and distributing them in elementary schools and medium, based primarily on the distribution of literary books. However, in 2006, comic books were included for the first time. That year, 225 titles were purchased, of which ten were comics. We will use it to facilitate the discovery of knowledge, creativity and expressiveness of the children in the project, in a playful and pleasant way (through games and semi-directed group dynamics). OBJECTIVE: We aim to work with the understanding of reading as something constructed socially and collectively, in a human interaction subject to constant transformations, which in a way reflected in a conception of historical and dialectical thinking in essence, as it has been present in man's life since the beginnings of humanity. The social character of the language was easily perceived when we take into account that it exists even before we are born: each one of us already finds the language formed and functioning, ready to be used. In this context, the importance and value of the uses of reading are historically determined according to the social demands of each moment. The last few years have been marked by the expansion of the presence of comics (comics) in the school environment, a movement that manifests itself, in particular, in the National Plan Library at School (PNBE). The presence of comics has created new challenges for educators, showing the need to understand the language and even the variety of works available. The extension action seeks to discuss the insertion of comics in the Catholic environment in the children's ministry of Paróquia Santíssima Trindade, in the south zone of the Japiim neighborhood in Manaus. It problematizes the language of comics in religious teaching, presenting suggestions for works and possible discussions to help in the dynamics of recreational games with ludic learning. With regard to the field of education, the movement towards acceptance and incorporation of comics was even more significant, especially concentrated at the end of the 20th century. According to Waldomiro Vergueiro, this process was accentuated during the 1970s with publications of comics for educational purposes, which helped to establish the understanding that comics could be used to transmit school content. Since the 1980s, analyzes related to comics and historical knowledge have expanded in Brazil, with emphasis on the works of Zélia Lopes da Silva, Marco Aurélio Pereira, Sônia Bide Luyten, Waldomiro Vergueiro and Paulo Ramos. DEVELOPMENT: In addition to the administrative sectors of the Center, the Departments and Coordination of Postgraduate programs, the CCE has Computer Laboratories, a videoconference laboratory, an auditorium with capacity for 120 people and three event rooms. Located in a privileged location – in the center of the UFSC campus – the surroundings of the CCE are the stage for cultural events and publicity, and also a place for students to meet and rest at lunchtime. METHOD: As a methodological procedure, it was intended to carry out a comparative analysis of the graphic and narrative elements of the medium and how they are used to construct meanings linked to the concepts of identity, symbolic social imaginary, among others. In the symbolic universe of Western and Eastern cultures, there are two figures of similar social impact, respecting proportions, who are, respectively, the superhero and the samurai. Popular archetypes in the comics medium and beyond, these two icons represent the most common role models of idols from their respective cultures. Obviously, not only because of the narratives in which they are inserted or the way they are portrayed, but because of the symbolic relationships they hide. We seek to stimulate creativity and this was our focus during the COVID-19 pandemic period. In this sense, it only proves that the imaginary extends its influence by any means and only its unique nature allows it to assume a different meaning in each of them: fiction can encompass within the same space a variety of languages, levels of focus, points of view, which could be contradictory in other types of discourse organized towards an empirical end in particular of each child and adolescent from the children's pastoral in the Japiim neighborhood in Manaus. Participants in the PIBITI 2020-2021 project had the opportunity to follow the readings of several books, magazines and comic books made by both the team and themselves (sample - project subjects) and we will encourage the work of summarizing and synthesizing the text, together with the understanding of the said main points of each work used. First there was the use of reading and then the elaboration of drawings for Comics (HQ). The frequency was recorded from the project participants. At the beginning, it was a participatory action and later it was adapted for remote activities (online) via videoconferences on Google Meeting and also on WhatsApp. We respect the suggestions of the UFAM Biosafety Committee regarding coronavirus care. In the end it was a hybrid activity through meetings with social distancing. They were a set of actions aimed at preventing, minimizing and even avoiding the risks inherent in contamination by COVID-19. We have developed teaching techniques through videos on the YouTube channel to facilitate the understanding of the contents inherent in the technology of the comics, which are currently also carried out in digital form. CONCLUSION: This action of technological innovation, theoretical and practical development, panoramically addressed basic and contemporary notions of narratology: what is a narrative, the influence of specific media on the ways of narrating, what are the particularities of narratives that migrate through multiple platforms etc. In more detail, the concepts of reading pact, fictional genres, plot, narrative space and time will be addressed. With the notions of fictional universe and character, the action itself dealt not only theoretically, but also practically, and the final work consisted of building an environment and a set of dramatic figures, whose stories were created and developed in the meetings with children and adolescents from the children's ministry in the south of Manaus. The final activity was the construction of a set of characters and an environment from our Amazonian legends. They decided on comic strips about the content of the coronavirus pandemic in Manaus.

Keywords: Children's Ministry; Social Imaginary: Concepts of Identity; Symbolic Universe.

 

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Biografia do Autor

Thomaz Décio Abdalla Siqueira, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM desde 2017.

Professor Titular, Classe E, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pós- doutor em Psicologia Social e do Trabalho (USP), Doutor em Psicologia Clínica (USP), Mestre em Psicologia Social pela Universidade de Okayama – Japão. Atualmente Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFAM. E-mail: thomazabdalla@ufam.edu.br

Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior, Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM.

Bacharel em Saúde e Lazer pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF/UFAM. Pesquisador do Diretório de Grupos do CNPq: Psicologia Cognitiva: Criatividade e Corporeidade (credenciado pela UFAM). Membro Egresso da Comissão Própria de Avaliação – CPA/UFAM. E-mail: mrmarquesjr@gmail.com

Claudi Gonçalves da Silva, Professor no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia.

Padre MSc. Claudi Gonçalves da Silva que era o professor no Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino
Superior da Amazônia – E-mail: claudigosilva@hotmail.com – Tel.: (87) 9106-8181 (Recife/ Brasil.
WhatsApp).

Joana Buyo Siqueira, Universidade Federal de Santa Cantarina - UFSC. Centro de Comunicação e Expressão. Animação.

Joana Buyo Siqueira. (Acadêmica Convidada da UFSC) – E-mail: joana.buyo@gmail.com

Sophia Livas de Moraes Almeida, Universidade Federal do Amazonas - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/ UFAM.

Sophia Livas de Moraes Almeida, Matrícula: 21353457 – E-mail: sSophia Livas de Moraes Almeida, Matrícula: 21353457 – E-mail: sophialivaas@gmail.com

André Niedersberg de Ávila, Licenciatura em Artes Visuais - Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

André Niedersberg de Ávila – Número de Matrícula: 21755560 – Licenciatura em Artes
Visuais – 8.° período. E-mail: andreniedersbergdeavila@gmail.com

Jociani Andrade Reuse, Faculdade Martha Falcão - FMF.

Jociani Andrade Reuse - (CRP №: 20/07523) – E-mail: jocireuse@gmail.com

Fonte: Kemel Barbosa (2023).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-03-22