Planejamento de Unidades de Extração de Mel Sob a Perspectiva da Teoria Contingencial

Autores

  • Edson Roberto Macohon UNICENTRO/PR
  • Carlos Eduardo Facin Lavarda UFSC/SC
  • Elvis Fábio Roman UNICENTRO/PR

DOI:

https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.6899

Palavras-chave:

Apicultura, Planejamento, Teoria contingencial

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o planejamento e a execução das unidades de extração de mel localizadas na área rural do município de Prudentópolis/PR sob a perspectiva da teoria contingencial. A pesquisa define-se como descritiva e Pesquisa-Ação. Quanto à abordagem do problema a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. As variáveis contingenciais propostas neste estudo foram base para a formulação do roteiro semiestruturado de entrevistas que foi aplicado às pessoas que trabalham na atividade apícola em diferentes segmentos de representatividade. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os respondentes citaram as seguintes variáveis estruturais como preponderantes ao desenvolvimento de projetos apícolas: falta de inovação e pesquisa; interferências das variações cambiais no preço dos produtos apícolas; pequenos apicultores resistentes a mudanças; ambiente burocrático das agências reguladoras (Ministério da Agricultura); assistência técnica de pouca qualidade e não continuada; ausência de movimentos associativistas consolidados; falta de capacitação profissional dos apicultores; e, ausência de políticas públicas à atividade apícola. Os respondentes afirmaram que a ausência de movimentos cooperativistas consolidados, propicia a suscetibilidade dos produtores de mel às incertezas de mercado.

         

Biografia do Autor

Edson Roberto Macohon, UNICENTRO/PR

 

   

Carlos Eduardo Facin Lavarda, UFSC/SC

 

 

Elvis Fábio Roman, UNICENTRO/PR

 

   

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

Macohon, E. R., Lavarda, C. E. F., & Roman, E. F. (2019). Planejamento de Unidades de Extração de Mel Sob a Perspectiva da Teoria Contingencial. UFAM Business Review - UFAMBR, 1(2), 28–41. https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.6899

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