As Carências no Cenário do Transporte Público nas Perspectivas dos Usuários na Cidade de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.47357/ufambr.v1i2.5887Palavras-chave:
Políticas Públicas, Qualidade do Serviço, Satisfação dos Usuários, Transporte públicoResumo
Um dos maiores desafios da Administração Pública nas cidades tende a ser o gerenciamento do transporte. Sabidamente a cidade de Manaus cresceu, sem o planejamento urbano adequado. Neste ensaio abordaremos a temática, visando refletir sobre os principais problemas do serviço de transporte público, buscando analisar as razões que impedem a melhoria do sistema de transporte público da cidade de Manaus, a partir do olhar dos usuários. As políticas públicas de desenvolvimento e investimento que são realizadas na mobilidade urbana não estão cismáticas com o problema do transporte público. O artigo tem por finalidade analisar as carências do transporte público em Manaus, a partir de um questionário qualitativo e quantitativo realizado pelos acadêmicos de Administração juntamente aos usuários do transporte público para avaliar essa problematização. A metodologia utilizada neste ensaio foi a pesquisa bibliográfica, buscando identificar os fatores que os usuários consideram mais relevantes para um transporte público com maior qualidade. A pesquisa elencou como pontos críticos a serem melhorados: Espera do usuário do transporte público, ônibus velhos, excesso de lotação, falta de segurança, preços injustos, falta de manutenção dos veículos e, por fim, a falta de opções de modais. Assim, o estudo concluiu que parte dos usuários do transporte público coletivo na cidade de Manaus, está insatisfeita com as prestações de serviços no tecido social.
Downloads
Referências
Almeida, Cecilia, Franco, Pinheiro,&Ventura. (2017). Mobilidade urbana e transporte público em Manaus. Recuperado de: https://medium.com/lab-f5/mobilidade-urbana-e-transporte-p%C3%BAblico-em-manaus-1e562525706c.
Strehl, E. G., Moyano, C. A. M., &Angnes, D. L. (2019). Atributos Qualitativos e Fatores de Satisfação com o Transporte Público Urbano por Ônibus. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 17(1), 98-126.
Araújo, M. R. M., Oliveira, J. M., Jesus, M. S., Sá, N. R., Santos, P. A. C., & Lima, T. C. (2011). Transporte público coletivo: discutindo acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Psicologia & Sociedade, 23(3), 574-582.
Portaluppi, J., Heinzmann, L. M., Tagliapietra, O. M., & Borilli, S. P. (2006). Análise do atendimento e satisfação dos clientes: Estudo de caso de uma empresa de insumos agrícolas. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR-RECEU, 7(1), 75-91.
Terra, S. X.,& Duarte, P. C. (2014). Estudo da qualidade no sistema de transporte coletivo urbano por ônibus na cidade de Pelotas, RS. Revista de Engenharia da Faculdade Salesiana, (1), 6-10.
Günther, I. A. (1986). Pesquisa para conhecimento ou pesquisa para decisão? Psicologia: Reflexão e Crítica, 1(1), 75-78.
G1 Amazonas. (2015). Grupo manifesta contra aumento da passagem de ônibus em Manaus. Recuperado de: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2015/01/grupo-manifesta-contra-aumento-da-passagem-de-onibus-em-manaus.html.
Las Casas, A.L. (2008). Qualidade Total em Serviços. Editora Atlas S.A.
Mota, R. (2019). Transporte coletivo perde 19 milhões de usuários em Manaus. Emtempo, 2019. Recuperado de: https://d.emtempo.com.br/amazonas-cidades/136525/transporte-coletivo-perde-19-milhoes-de-usuarios-em-manaus
Rua, M. D. G., & Romanini, R. (2013). Tipologias e Tipos de Políticas Públicas. ______. Para aprender políticas públicas. Brasília: IGEPP, 48-54.
Souza, B. (2013).Estudantes fazem protesto sobre o aumento da passagem de ônibus na Zona Norte.Recuperado de: https://www.acritica.com/channels/manaus/news/estudantes-fazem-protesto-sobre-o-aumento-da-passagem-de-onibus-na-zona-norte.
Souza, C. (2002). Políticas Públicas: Conceitos, Tipologias e Sub-Áreas. Recuperado de:https://docplayer.com.br/18980674-Politicas-publicas-conceitos-tipologias-e-sub-areas.html.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, videos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.
- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.
- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.