REPERCUSSÕES DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVIRUS SOBRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL, OPÇÕES TERAPEUTICAS NA VISÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES.

Autores

  • Joseli Beatriz Suzin
  • Augusto Cezar Santomauro
  • Paloma Aleixo

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.20.2-4

Resumo

A emergência de saúde pública com a pandemia do novo Coronavírus trouxe situações de grande sofrimento para indivíduos, famílias e comunidades inteiras. Em um primeiro momento a saúde física e o combate ao agente patogênico, são a principal atenção dos gestores e profissionais da saúde e por isso os impactos com a saúde mental e o bem estar das pessoas é usualmente relegado a um segundo plano.

Conduto, medidas para reduzir o impacto psicológico não podem ser negligenciadas, principalmente quando informações dúbias ou mesmo falsas levam à insegurança e ao medo, causando pânico. Em linhas gerais, pesquisas sobre epidemias mostram que o número de pessoas cuja saúde mental é afetada tende a ser superior aos casos de infecção, além do que esta memória em longo prazo pode afetar a saúde mental por mais tempo e com maior prevalência do que os impactos psicossociais e econômicos (ORNELL, 2020).

Downloads

Publicado

2020-12-02