CRISE DO ENSINO DE CIENCIAS HUMANAS NO BRASIL: EDUCAGAO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Rafael Ademir Oliveira de Andrade
  • Artur de Souza Moret

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.19.2-7

Resumo

Este trabalho e fruto de um conjunto de reflexoes acerca do ensino de Ciencias Humanas no Brasil. Partimos de uma perspectiva historia da presenga ou ausencia desse ensino e respondemos a questoes levantadas por setores do poder politico da sociedade brasileira no ano de 2019 sobre a funcionalidade ou retorno do investimento publico no ensino de Sociologia e Filosofia. Dessa forma, procuramos debater nogoes e planos sobre o desenvolvimento e sua relagao com a educagao e o trabalho, partindo de posturas interdisciplinares que possibilitem uma analise franca dos processos e possibilidades. Conclufmos que a postura contraria ao ensino de Ciencias Humanas se relaciona com diversos aspectos ideologicos: a crenga evolucionista no desenvolvimento possfvel, a secundarizagao do plano social em detrimento ao plano economico e a impossibilidade de analises que vao alem das dicotomias ideologicas que permeiam o Estado e a sociedade brasileira.

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Publicado

04-12-2019

Como Citar

ANDRADE, R. A. O. de; MORET, A. de S. CRISE DO ENSINO DE CIENCIAS HUMANAS NO BRASIL: EDUCAGAO, TRABALHO E DESENVOLVIMENTO. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 19, n. 2, p. 97–107, 2019. DOI: 10.29327/233099.19.2-7. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/6866. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos