Análise do capital social gerado no perfil @FasAmazonas

Autores

  • Jonas da Silva Gomes Jr Universidade Federal do Amazonas
  • Denize Piccolotto Carvalho Levy Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.11.1-10

Palavras-chave:

Twitter, rede social digital, capital social, fundação Amazonas sustentável

Resumo

Este trabalho analisa o capital social gerado na rede social digital do perfil do Twitter da Fundação Amazonas Sustentável (@FasAmazonas). Para tanto, apresenta-se brevemente a discussão sobre redes sociais digitais e Twitter e algumas definições sobre capital social. São expostos ainda os elementos operadores (categorias) do conceito de capital social nas redes sociais. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa foram: observações (assistemáticas e sistemáticas), apreciação de perfis (seguido e seguidores) e análise de 300 atualizações. Os resultados da pesquisa apontam para existência de um denso circuito comunicativo em virtude das diferentes formas de Capital Social e uma multiplicidade de valores, interesses e motivações em torno do ato de seguir o @FasAmazonas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas da Silva Gomes Jr, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor dos Cursos de Relações Públicas (UFAM) e Publicidade e Propaganda (Faculdade Martha Falcão).

Denize Piccolotto Carvalho Levy, Universidade Federal do Amazonas

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM-UFAM). Pós-doutorada em Tecnologia Educacional na Universitat de les Illes Balears (2007).

Downloads

Como Citar

GOMES JR, J. da S.; LEVY, D. P. C. Análise do capital social gerado no perfil @FasAmazonas. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 11, n. 1, p. p. 213–232, 2012. DOI: 10.29327/233099.11.1-10. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/510. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos