DIFERENTES PRÁTICAS EDUCATIVAS INDÍGENAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29327/233099.18.2-5Resumo
Este artigo trata de diferentes práticas educativas de alguns povos indígenas do Brasil, em que se desenvolvem por meio das atividades do cotidiano de crianças e jovens com os adultos, relacionadas ao trabalho, às histórias, mitos e ritos de passagens de meninos e meninas para a vida adulta. O objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão, quais os objetivos, valores e aprendizagens que estão presentes nestas práticas e de que forma contribuem para a manutenção da vida coletiva na aldeia/comunidade e perpetuação do povo.Realizou-se levantamento bibliográfico acerca de produções recentes sobre práticas educativas de povos indígenas de diferentes regiões do Brasil, destacando categorias que descrevessem as práticas e possibilitassem a compreensão dos significados por trás das diferentes pedagogias. Neste sentido, o estudo mostrou que se tem o cuidado com as práticas educativas, pois que dela depende a preservação dos conhecimentos tradicionais e valores que estabelecem condições de relações e interações, técnicas de subsistência, regulam normas e princípios de conduta coletiva e garantem a manutenção e perpetuação dos povos tradicionais indígenas.
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