DIFERENTES PRÁTICAS EDUCATIVAS INDÍGENAS NO BRASIL

Autores

  • Junior Peres de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.18.2-5

Resumo

Este artigo trata de diferentes práticas educativas de alguns povos indígenas do Brasil, em que se desenvolvem por meio das atividades do cotidiano de crianças e jovens com os adultos, relacionadas ao trabalho, às histórias, mitos e ritos de passagens de meninos e meninas para a vida adulta. O objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão, quais os objetivos, valores e aprendizagens que estão presentes nestas práticas e de que forma contribuem para a manutenção da vida coletiva na aldeia/comunidade e perpetuação do povo.Realizou-se levantamento bibliográfico acerca de produções recentes sobre práticas educativas de povos indígenas de diferentes regiões do Brasil, destacando categorias que  descrevessem as práticas e possibilitassem a compreensão dos significados por trás das diferentes pedagogias. Neste sentido, o estudo mostrou que se tem o cuidado com as práticas educativas, pois que dela depende a preservação dos conhecimentos tradicionais e valores que estabelecem condições de relações e interações, técnicas de subsistência, regulam normas e princípios de conduta coletiva e garantem a manutenção e perpetuação dos povos tradicionais indígenas.

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Publicado

26-12-2018

Como Citar

DE ARAUJO, J. P. DIFERENTES PRÁTICAS EDUCATIVAS INDÍGENAS NO BRASIL. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 18, n. 02, 2018. DOI: 10.29327/233099.18.2-5. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/5062. Acesso em: 3 dez. 2024.