Mães zelosas, Cunhantãs resignadas, Amantes perigosas: representações da Mulher Amazônica no romance de Milton Hatoum

Autores

  • Joanna da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Adelaine LaGuardia Universidade Federal de São João del-Rei/MG

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.11.1-6

Palavras-chave:

representações, mulher amazônica, romance, Milton Hatoum

Resumo

Este trabalho investiga a construção e representação da mulher amazônica no romance de Milton Hatoum. A abordagem privilegia a categoria de análise “gênero”, atrelada à questão relacional, numa perspectiva que se abre às intersecções entre gênero, classe social e etnia, a fim de apontar os arranjos de poder capazes de gerar, na constelação familiar, complexas formas de subordinação, exclusão e resistência feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Letras, Teoria Literária e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João del-Rei- MG. Professora no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Ufam, Campus Vale do Rio Madeira, Humaitá.

Adelaine LaGuardia, Universidade Federal de São João del-Rei/MG

Professora Associada do Departamento de Letras, Artes e Cultura e do Mestrado em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei/MG.

Downloads

Como Citar

SILVA, J. da; LAGUARDIA, A. Mães zelosas, Cunhantãs resignadas, Amantes perigosas: representações da Mulher Amazônica no romance de Milton Hatoum. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 11, n. 1, p. p. 131–149, 2012. DOI: 10.29327/233099.11.1-6. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/506. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos