Grandesertão.Br: O romance de formação do Brasil

Autores

  • Renan Freitas Pinto Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.10.2-9

Resumo

Como relata Willi Bolle em sua palestra Da metrópole Berlim para a megacidade São Paulo, foi o romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa que o motivou a vir para o Brasil. Na verdade, a decisão foi tomada logo após o curso que o prof. Antonio Soares Amora tinha no primeiro semestre de 1966 na Universidade Livre de Berlim sobre Grande Sertão: Veredas. Nesse mesmo ano, depois de uma viagem de navio que durou vinte dias, o jovem estudante alemão chegou ao Brasil para dar início ao seu projeto de estudar a obra de Guimarães Rosa que tanto o impressionara, o que na verdade foi também o caminho escolhido para estudar e buscar compreender o Brasil. Para ter um contato mais aprofundado com a obra, revela seu método, sem dúvida singular, ou seja, passou a viver “dentro do livro”, pois havia forrado as paredes de seu quarto com aproximadamente 500 páginas do romance, método que voltou a usar, anos depois, na Universidade de Stanford, onde elaborou o primeiro esboço do livro grande sertão.br: O romance de formação do Brasil. Já em forma de livro publicado, o ensaio de Willi Bolle intencionalmente coloca diante de seus leitores alguns momentos inesperados e de surpresa que funcionam como os sinais de atenção numa estrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Freitas Pinto, Universidade Federal do Amazonas

Possui doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Como Citar

PINTO, R. F. Grandesertão.Br: O romance de formação do Brasil. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 10, n. 2, p. p. 153–163, 2013. DOI: 10.29327/233099.10.2-9. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/497. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)