Cidades, fronteiras transnacionais e migração na Pan-Amazônia

Autores

  • Edna Castro Universidade Federal do Pará
  • Marcel Hazeu Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.12.2-1

Palavras-chave:

Fronteiras transnacionais, migração, cidades, território, Pan- Amazônia

Resumo

Este artigo se propõe analisar os processos de mudança que vêm ocorrendo na fronteira do Brasil com a Guiana francesa, em Oiapoque, do ponto de vista da migração. A perspectiva adotada procura focalizar a compreensão dos sujeitos sociais que transitam nesse espaço transfronteiriço e trazer à visibilidade dimensões pouco estudadas de pequenas cidades que desempenham um papel fundamental na estruturação de regiões distantes e que na atualidade encontram-se sob o foco de novos interesses econômicos e políticos. Trata-se de uma fronteira com significativos fluxos migratórios de brasileiros (Amapá, Pará e Maranhão) que se dirigem aos garimpos do rio Oiapoque e de seus afluentes, e para Caiena, em busca de oportunidades de trabalho, sobretudo na construção civil ou diversos serviços urbanos; e ainda migração para a cidade do Oiapoque que tem seu comércio e serviços ampliado sem função de turistas franceses de Caiena. O artigo registra mudanças em curso e descreve o processo de reorganização do território impulsionado pelas políticas desenvolvimentistas do governo brasileiro e das políticas de ultramar da Franca, analisando sua influência nos processos migratórios, como parte de processos de integração da Amazônia ao território nacional e sul-americano, e ao mercado internacional.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Castro, Universidade Federal do Pará

Doutora em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales, professora da UniversidadeFederal do Pará, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/Naea e coordenadora do Grupo de PesquisaTrabalho, Empresas e Mercados Globalizados/Diretório do CNPq.

Marcel Hazeu, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Wageningen e mestre em Planejamento doDesenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA/Naea), doutorando da UFPA, em programa doNúcleo de Altos Estudos Amazônicos/Naea, bolsista do CNPq.

Downloads

Como Citar

CASTRO, E.; HAZEU, M. Cidades, fronteiras transnacionais e migração na Pan-Amazônia. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 12, n. 2, p. p. 17–43, 2013. DOI: 10.29327/233099.12.2-1. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/440. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos