As mudanças socioculturais e a inserção no urbano das comunidades ribeirinhas da Amazônia: Um estudo da Comunidade de Bom Socorro do Zé Açu no município de Parintins (AM)

Autores

  • Luis Fernando Belém da Costa
  • Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade
  • Hapolo Hibson de Souza Ferreira
  • RIldo Oliveira Marques

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.13.2-3

Resumo

O artigo tem como objetivo fazer uma analise referente aos conflitos da preservação da cultura cabocla-ribeirinha com o avanço da racionalidade urbana, que influenciam no comportamento dos moradores da comunidade de bom socorro do Zé Açu, localizada em uma área de terra firme no município de Parintins-AM. Quanto aos procedimentos metodológicos: a observação direta e participativa, aplicação de formulários sobre modos de vida, hábitos, crenças, renda e atividades econômicas, assim como entrevistas com os comunitários. Na pesquisa constatou-se que a comunidade vem passando por uma série de mudanças de cunho socioculturais nos últimos anos, principalmente atreladas aos conflitos entre racionalidades do tradicional e do moderno, do rural e do urbano, e tal condição de conflito é o resultado do avanço da racionalidade urbana no cotidiano dos moradores da comunidade pesquisada.


Palavras-chave: Comunidade Ribeirinha; Cultura; Conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

DA COSTA, L. F. B.; ANDRADE, F. A. V.; FERREIRA, H. H. de S.; MARQUES, R. O. As mudanças socioculturais e a inserção no urbano das comunidades ribeirinhas da Amazônia: Um estudo da Comunidade de Bom Socorro do Zé Açu no município de Parintins (AM). Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 13, n. 2, p. 43–59, 2017. DOI: 10.29327/233099.13.2-3. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/3932. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos