Modos de vida em Assentamentos Rurais no Amazonas: Projeto de Assentamento Sustentável Paquequer – Nova Olinda do Norte (AM)

Autores

  • Cinthya Martins Jardim UFAM

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.13.2-1

Resumo

Este trabalho avalia o modo de vida em Assentamentos Rurais no Amazonas, tendo como estudo de caso, as experiências no Projeto de Assentamento Sustentável Paquequer, do município de Nova Olinda do Norte – Amazonas. Estudos sobre o cotidiano dos assentados rurais na Amazônia nos permitem a criação de laços com as diversidades socioculturais encontradas nessas áreas, tornando-se fontes valiosas de conhecimento científico a partir da análise das formas de adaptação socioeconômica e das formas de adaptação ao processo de sustentabilidade vivenciado nas áreas assentadas. O artigo analisa a representatividade da grande maioria dos Projetos de Assentamento criados pelo INCRA na Amazônia, os quais não são frutos de reivindicações pelo MST, e sim, representam uma política adotada com o propósito de povoar o imenso vazio demográfico encontrado na região.

Palavras-chave: Amazônia. Modo de vida. Assentamentos Rurais

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

JARDIM, C. M. Modos de vida em Assentamentos Rurais no Amazonas: Projeto de Assentamento Sustentável Paquequer – Nova Olinda do Norte (AM). Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 13, n. 2, p. 06–26, 2017. DOI: 10.29327/233099.13.2-1. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/3930. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos