RIEDEL, Diaulas. Os rios e as florestas: Amazonas e Pará. Seleção, instrução e notas de Ernani Silva Bruno, vol. I., São Paulo: Cultrix, 1959. 332p.

Autores

  • João Claudio Arendt UCS

Resumo

É comum nos estudos literários da nossa época o resgate de autores e obras que, por diversas razões, caíram no esquecimento do público leitor ou que foram injustiçados, ignorados e até silenciados pela crítica literária. Os intelectuais envolvidos com os estudos culturais, por exemplo, têm desempenhado um papel importante nesse sentido, especialmente com o entendimento de que a literatura não é constituída apenas por obras e autores canônicos, mas também por escritores e textos supostamente menores, geralmente lançados na vala comum da literatura. Conectados a problemas sociais e políticos, esses intelectuais encaram sua prática teórica e crítica como forma de intervir nas mudanças socioculturais, e até de recuperar a cultura popular como expressão autêntica do povo, ou de dar voz à cultura de grupos marginalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2017

Como Citar

ARENDT, J. C. RIEDEL, Diaulas. Os rios e as florestas: Amazonas e Pará. Seleção, instrução e notas de Ernani Silva Bruno, vol. I., São Paulo: Cultrix, 1959. 332p. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 13, n. 1, p. 121–126, 2017. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/3923. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Resenha