1755, o ano da virada na Amazônia portuguesa

Autores

  • Francisco Jorge dos Santos
  • Patrícia Maria Melo Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.8.2-5

Palavras-chave:

Legislação colonial, Amazônia portuguesa, Índios aldeados, Miscigenação

Resumo

Este artigo pretende focalizar 1755 como o ano em que a Coroa portuguesa redefiniu política e administrativamente a sua relação colonizadora com a Amazônia, até então vista como um domínio de pouca importância no interior do seu Império Colonial. Por conseguinte, será analisado o contexto e os elementos constitutivos responsáveis por essa mudança de atitude metropolitana em suas dimensões históricas e culturais, os quais concorreram para o surgimento de uma nova feição da sociedade luso-amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jorge dos Santos

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA da Universidade Federal do Amazonas/UFAM e Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.

Patrícia Maria Melo Sampaio

Professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia – PPGSCA da Universidade Federal do Amazonas/UFAM e Professora do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas/UFAM.

Downloads

Como Citar

SANTOS, F. J. dos; SAMPAIO, P. M. M. 1755, o ano da virada na Amazônia portuguesa. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 8, n. 2, p. p. 79–98, 2012. DOI: 10.29327/233099.8.2-5. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/307. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos