Conhecimentos tradicionais, tradição e cultura: O conhecer-fazer de plantas medicinais em Tupi I/Alto Solimões/Amazonas

Autores

  • Priscila Freire Rodrigues
  • Hiroshi Noda

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.9.2-2

Palavras-chave:

Conhecimentos tradicionais, Alto Solimões, Amazônia

Resumo

A cultura dos povos tradicionais é muito importante para o processo da conservação do mundo natural. Neste artigo, a compreensão de uma construção específica do conhecimento é procurada por meio da análise do processo cultural de utilização das plantas medicinais por uma população humana em uma comunidade da região do Alto Rio Solimões, no Amazonas. Os resultados mostraram que o conhecimento tradicional é um “produto” da relação dialética se considerarmos uma conjuntura social e histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Freire Rodrigues

Cientista Social, Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas/Ufam. Atualmente atua como professora substituta do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras/DciS/ICHL/Ufam. priscillafreyre@hotmail.com/92240659.

Hiroshi Noda

Dr. em Ciências Agrárias, Pesquisador do Inpa, Departamento de Ciências Agronômicas, Programa de Melhoramento Genético de Hortaliças.

Downloads

Como Citar

RODRIGUES, P. F.; NODA, H. Conhecimentos tradicionais, tradição e cultura: O conhecer-fazer de plantas medicinais em Tupi I/Alto Solimões/Amazonas. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 9, n. 2, p. p. 25–40, 2013. DOI: 10.29327/233099.9.2-2. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/277. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos