Conhecimentos tradicionais, tradição e cultura: O conhecer-fazer de plantas medicinais em Tupi I/Alto Solimões/Amazonas

Autores

  • Priscila Freire Rodrigues
  • Hiroshi Noda

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.9.2-2

Palavras-chave:

Conhecimentos tradicionais, Alto Solimões, Amazônia

Resumo

A cultura dos povos tradicionais é muito importante para o processo da conservação do mundo natural. Neste artigo, a compreensão de uma construção específica do conhecimento é procurada por meio da análise do processo cultural de utilização das plantas medicinais por uma população humana em uma comunidade da região do Alto Rio Solimões, no Amazonas. Os resultados mostraram que o conhecimento tradicional é um “produto” da relação dialética se considerarmos uma conjuntura social e histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Freire Rodrigues

Cientista Social, Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas/Ufam. Atualmente atua como professora substituta do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras/DciS/ICHL/Ufam. priscillafreyre@hotmail.com/92240659.

Hiroshi Noda

Dr. em Ciências Agrárias, Pesquisador do Inpa, Departamento de Ciências Agronômicas, Programa de Melhoramento Genético de Hortaliças.

Referências

ENCICLOPÉDIA DOS MUNICíPIOS BRASILEIROS. Planejada e orientada por Jurandy Pires Ferreira, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Responsabilidade do Conselho Nacional de Geografia. Editado em 21 de outubro de 1957.FREITAS, Marilene Corrêa da Silva. Entrevista. A natureza humanizada é muito mais justa que a natureza bruta. In.: Cadernos do Ceas. Centro de Estudos e Ação Social. Salvador: Ceas, setembro/outubro, n.° 207, 2003.HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. São Paulo: Paz e Terra, 1997.MARX, Karl. Formações econômicas pré-capitalistas. Introdução de Eric Hobsbawm. Tradução de João Maia. São Paulo: Paz e Terra, 1991.MICELI, Sérgio. Introdução: a força do sentido. In: BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2004.NODA; NODA. Agricultura familiar tradicional e conservação da sociobiodiversidade amazônica. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, v. 4, n. 6, mar., 2003.NODA, Sandra do N.; MARTINS, Ayrton Luiz; NODA Hiroshi et al., Contexto socioeconômico da agricultura familiar nas várzeas da Amazônia. In: NODA, Sandra (org.). Agricultura familiar na Amazônia das Águas. Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.PINTON, Florence; EMPERAIRE, Laure. A farinha de mandioca, um elo dos sistemas extrativistas. In: EMPERAIRE, Laure (org.). A floresta em jogo: o extrativismo na Amazônia Central. São Paulo: Editora Unesp, Imprensa Oficial do Estado, 2000.RAMíREZ, Germán Zuluaga. La Selva: Una Gran Planta Medicinal. In: PAVAN, Crodowaldo (org.). Uma estratégia latino-americana para a Amazônia. Brasília: Min. do Meio Amb. dos Rec. Hídricos e da Amaz. Legal; São Paulo: Memorial, 1996.

Downloads

Publicado

27-12-2025

Como Citar

RODRIGUES, P. F.; NODA, H. Conhecimentos tradicionais, tradição e cultura: O conhecer-fazer de plantas medicinais em Tupi I/Alto Solimões/Amazonas. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 9, n. 2, p. p. 25–40, 2025. DOI: 10.29327/233099.9.2-2. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/277. Acesso em: 11 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos