Correlação da mortalidade infantil e a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), no Município de São Gabriel da Cachoeira–AM, 1996 a 2006

Autores

  • Hernane Guimarães dos Santos
  • Maria Jacirema Ferreira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.29327/233099.9.2-1

Palavras-chave:

Mortalidade Infantil, Subnotificações, Região Norte

Resumo

O município de São Gabriel da Cachoeira no Estado do Amazonas, com predominância da sua população de indígenas, teve grande mudanças no contexto político da atenção à saúde no período de 1996 a 2006; neste estudo analisamos os dados secundários oriundos do sistema de informação Data Sus do Ministério da Saúde, em busca de informações sobre a dinâmica nestes anos das notificações de nascidos vivos e mortalidade infantil, correlacionando com a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), cujos resultados demonstram subnotificação de dados antes da implantação e predominância de problemas na qualidade das informações após a implantação.

Biografia do Autor

Hernane Guimarães dos Santos

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia Universidade Federal do Amazonas.

Maria Jacirema Ferreira Gonçalves

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Manaus (1993), mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (1999) e doutorado em Saúde Coletiva – Área de concentração: Epidemiologia, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professora da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Edição

Seção

Artigos