A Descolonização do Pensamento Acadêmico Brasileiro

Um ensaio sobre a análise do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69696/somanlu.v25i1.17778

Palavras-chave:

Eurocentrismo, colonização intelectual, Análise do Discurso

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a persistência do eurocentrismo no pensamento acadêmico brasileiro, analisando suas raízes históricas e implicações contemporâneas. Partindo de uma revisão histórica da colonização intelectual do Brasil, discute-se como a estruturação das universidades brasileiras, modeladas por padrões europeus, consolidou uma dependência epistemológica. Utilizando aportes teóricos de Michel Foucault e estudiosos da Análise do Discurso, argumenta-se que a reprodução acrítica de teorias estrangeiras limita a produção de conhecimento autóctone. Conclui-se pela urgência de uma descolonização consciente do saber, que valorize perspectivas locais e promova uma antropofagia epistemológica.

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Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

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Publicado

09-09-2025

Como Citar

SOARES, T. B. A Descolonização do Pensamento Acadêmico Brasileiro: Um ensaio sobre a análise do discurso. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, Manaus, v. 25, n. 1, p. 113–120, 2025. DOI: 10.69696/somanlu.v25i1.17778. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/somanlu/article/view/17778. Acesso em: 13 set. 2025.