Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Como forma de avaliação da ocorrência de plágio, todos os manuscritos recebidos são submetidos à programa de detecção de similaridade entre textos.
  • É recomendado que os manuscritos submetidos contenham ao menos 1 citação de pesquisas oriundas das Pós-graduações, do último triênio, como forma de valorização dos periódicos.

Diretrizes para Autores

A Revista do HUGV é uma revista de acesso aberto que não cobra taxa para publicação.

Para ter acesso ao site da Revista HUGV, o usuário deverá solicitar seu cadastro encaminhando pedido ao e-mail da revista: revistahugv@ufam.edu.br

Após cadastro, acessando o site o pesquiador pode submeter seu trabalho diretamente na pagina da revista.

O artigo deve ser submetido no formato do template do periódico, disponível no link Revista do HUGV - Templeite

O trabalho submetido pelo autor deve rigorosamente:

  • Ser formatado em folha tamanho A4, com margens superior e esquerda 3 cm, e inferior e direita 2cm, espaço simples entre linhas;
  • Conter o título centralizado, descrito em tamanho 14, Times New Roman, as letras devem estar em minuscula em negrito, exceto a letra inicial, nomes científicos, abreviaturas e siglas, usando espaço simples;
  • Conter o(s) nome(s) do(s) autor(es), nome científico, lattes, , enumerada acima da linha do texto, fornecer um ID ORCID (http://orcid.org/), citar sua maior titulação, vinculo institucional, apoio financeiro quando houver e qual a contribuição de cada autor na pesquisa. A citação dos autores deve ser descrita em corpo 9, Times New Roman, alinhados à direita;
  • Conter resumo escrito em língua portuguesa, máximo de 250 palavras, no minimo 4 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula e listadas abaixo do resumo. Acompanhados de resumo traduzido para uma das seguintes línguas: espanhol ou inglês com, no máximo, 250 palavras sem usar delimitação de margens, colocar todo o resumo em único parágrafo e formatação de parágrafo justificado;
  • Deve informar o N° CAAE de aprovação pelo Comitê de Ética em pesquisas;
  • As citações e referencias bibliograficas devem seguir as normas de Vancouver. 
  • Enviar duas cópias do manuscrito, uma em formato word e outra em PDF: uma contendo todas as informações dos autores e agradecimentos e a segunda cópia sem informações dos autores e agradecimentos, encaminhados durante o processo de submissão do artigo na plataforma da revista;
  • Você pode sugerir o nome de cinco revisores escolhidos na lista de consultores da Revista. São necessários enviar para o e-mail da revista (revistahugv@ufam.edu.br) os endereços de e-mail válidos para estes, caso sejam selecionados pelo editor. 
  • Estar ciente que este periódico respeita e recomenda aos Autores seu compromisso com a observância das boas práticas publicadas pelo ICMJE (International Committee of Medical Journal Editor), as Condutas Éticas e Boas Práticas de Publicação do COPE (Committee on Publication Ethics) e a Declaração de Singapura e de Hong Kong sobre Integridade em Pesquisa. 

Artigos originais: O texto deve estar distribuído no máximo em 25 laudas, excluindo referências e tabelas. Deve conter no máximo 5 tabelas e/ou figuras. O número de referências bibliográficas não deve exceder 30 preferivelmente atualizada para os últimos cinco anos. A sua estrutura deve conter as seguintes partes: Resumo, Abstract (Espanhol, Inglês), Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Agradecimentos, Conclusão e Referências. A seção Métodos deverá conter menção a aprovação do estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, ou pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Animais, ligados a Instituição onde o projeto foi desenvolvido. Nessa seção também deve haver descrição da análise estatística empregada, com as respectivas referências bibliográficas de acordo com as normas de Vancouver. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.

Revisões e Atualizações: Serão aceitos trabalhos que considerar de grande interesse. O texto não deve ultrapassar 25 laudas, excluindo referências e tabelas. O número total de ilustrações e tabelas não deve ser superior a 5. O número de referências bibliográficas deve se limitar a 60 preferivelmente atualizada para os últimos cinco anos e seguir as normas de Vancouver. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.

Relatos de Casos: O texto não deve ultrapassar 10 laudas, excluídas as referências e tabelas. Deve ser composto por Introdução, Resumo (português e Inglês), Relato do Caso, Discussão e Referências. Recomenda-se não citar iniciais do paciente e datas, sendo mostrados apenas os exames laboratoriais relevantes para o diagnóstico e discussão. O número total de ilustrações e/ou tabelas não deve ser superior a 3 e o limite de referências bibliográficas é 20 preferivelmente atualizada para os últimos cinco anos e seguir as normas de Vancouver. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.

Visando a internacionalização da revista, a partir de março de 2024 todos os artigos submetidos em língua portuguesa, caso aprovados para publicação na Revista do HUGV, também podem ser publicados também em língua inglesa. Neste caso, os autores terão que providenciar a tradução para o Inglês e apresentar uma declaração que comprove que esta tradução foi realizada por empresas ou profissionais especializados. A revista se reserva o direito de devolver o manuscrito para correção caso o julgue mal traduzido.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.