Relações de prazer/sofrimento e saúde/adoecimento de professores da educação básica em Manaus
DOI:
https://doi.org/10.60104/revhugv13857Palavras-chave:
Professores da educação básica, organização do trabalho, precarização do trabalho docente, saúde e adoecimento.Resumo
A organização do trabalho do professor de educação básica é caraterizada por desafios que vão além do processo de ensino-aprendizagem dentro de sala de aula. O objetivo desta pesquisa foi analisar a organização do trabalho de uma escola pública estadual de Manaus e como essa organização impacta as relações de prazer/sofrimento e de saúde/adoecimento dos professores. O método foi a partir de abordagem qualitativa, com uso de entrevistas semiestruturadas. Para a análise das falas dos professores foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados foram estruturados a partir de 4 categorias: “Precarização do trabalho docente”; “Prazer e sofrimento no trabalho docente”; “Adoecimento” e, por fim, “Questões sociais”. Os participantes relatam como a realidade escolar impacta a saúde mental deles e quais os fatores que são fonte de prazer para eles. Conclui-se que mais estudos são necessários, principalmente para promoção de ações, programas e políticas públicas em prol de mais qualidade de vida, qualidade do processo de ensino-aprendizagem, redução dos riscos psicossociais e violências na escola e presença e acompanhamento regular e contínuo de equipe interdisciplinar para uma proposta mais transdisciplinar e saudável para lidar com os desafios que impactam negativamente o contexto escolar.
Palavras-chave: Professores da educação básica, organização do trabalho, precarização do trabalho docente, saúde e adoecimento.
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