A CONSTRUÇÃO DO TERRÁRIO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Recurso, TerráriosResumo
O Ensino de Ciências necessita de formas inovadoras de ensino e aprendizagem. No entanto, continua sendo aplicado através de métodos tradicionais ou instrumentais. Alguns autores têm demonstrado que há mecanismos inovadores para desenvolver habilidades nos estudantes. Para isso, é necessário criar espaços para que os alunos participem ativamente. Nesse contexto, é imperativo o uso de recursos pedagógicos que desenvolvam a habilidade cognitiva dos alunos. Em uma experiência pedagógica, a utilização do terrário, numa perspectiva de Ensino de Ciências, proporcionou a sensibilização de jovens pelo mundo natural e social, pelo fato da manutenção da vida no terrário depender dos cuidados dos alunos. Além disso, a utilização de materiais reutilizáveis chama a atenção para a necessidade de repensar as formas de consumo e descarte de materiais. Desta forma, com o objetivo de chamar a atenção para a sensibilização em relação às questões socioambientais, o presente trabalho foi desenvolvido na ocasião da disciplina de Educação Ambiental, do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Amazonas, tendo a participação de três acadêmicos. Este trabalho foi escolhido com intuito de sensibilizar a comunidade em relação ao descarte de resíduos sólidos e aos cuidados com o ambiente. A pesquisa foi realizada em etapas: (1) escolha dos materiais e preparo do recipiente: por meio da formação de grupos, os monitores recolheram potes de vidros e plásticos de vários tamanhos e cocos que, não seriam mais utilizados em casa, e reaproveitar. (2): preparo dos terrários com materiais encontrados em casa como seixo, adubo, musgos, pedrinhas coloridas, areia e etc; e (3): explicação do funcionamento de um ecossistema para os alunos participantes, seguida da distribuição e socialização dessa informação para o público em geral, para sensibilização em relação ao reaproveitamento e uso sustentável dos recursos. Os terrários podem ser utilizados de várias maneiras, para abordagem de assuntos em sala de aula, como a permeabilidade do solo, comparação dos ecossistemas secos e úmidos, abertos e fechados. A partir da montagem e apresentação dos terrários na Universidade concluímos que: 1) Proporciona o conhecimento sobre os cuidados com materiais que são desperdiçados no lixo e, ao mesmo tempo o seu reaproveitamento; 2) Através do diálogo com os docentes e discentes da Universidade, verificamos que os terrários por apresentar ecossistemas, são excelentes ferramentas didáticas a serem exploradas no ensino dos conteúdos científicos, por professores de Ciências e Biologia; 3) Desperta a curiosidade e a motivação para aprendizagem, a partir da simulação de ambientes reais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).