A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EM CAMPO PARA O APRENDIZADO DO DISCENTE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palabras clave:
Ecossistemas, Biologia, Meio Ambiente, Aulas de CampoResumen
Durante a academia, vivenciar experiências que excedem os limites da sala de aula contribuem para a formação do biólogo, uma vez que a prática permite que o conhecimento deixe de ser apenas a memorização de conteúdos teóricos. A aula de campo efetuada pelo Curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista no dia 06 de outubro de 2019, nas dependências de duas reservas naturais localizadas no município de Presidente Figueiredo (AM), foi realizada como parte da Prática como Componente Curricular (PCC) da disciplina de Ecossistemas Terrestres, com a finalidade de associar experiências acadêmicas com a aplicação de métodos relacionados à docência e exposição de trabalhos científicos. A efetivação da atividade se deu por iniciativa dos discentes durante a aula desta disciplina, com a aprovação da professora e posteriormente, da coordenação do curso e reitoria da Universidade. Os momentos de exploração no local trouxeram o reconhecimento de materiais que eram limitados somente ao aspecto teórico e possibilitaram o pensamento técnico no ambiente natural, de modo que a capacidade de assimilar informações novas e correlacionar com conhecimentos prévios ocorreu espontaneamente, permitindo a maior fixação de conteúdos componentes da Biologia. O contato do acadêmico de Biologia com a natureza permite o aprendizado de forma mais objetiva e interativa, portanto, as aulas de campo são indispensáveis como ferramenta de ensino, sendo possível assentar que as informações preexistentes no cognitivo do ser humano se tornam mais precisas quando dispostas com atividades visuais e sensoriais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).