Desafios e dificuldades na prática docente: relato de experiência das atividades vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino em Ciências

Challenges in Teaching Practice: Experience Report about the Activities in the Supervised Internship of Science education

Autores/as

  • Deiciane Silva de Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumi de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Coari, Estágio Curricular

Resumen

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar a experiência adquirida no Estágio Supervisionado, por meio da observação e regência na disciplina de Ciências. O estágio foi realizado com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Coari-Amazonas, Brasil. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de cunho descritivo, tendo a observação como método de pesquisa. Por meio das vivências em sala de aula, detectou-se as dificuldades cotidianas do professor, como a indisciplina dos alunos e a falta de recursos didáticos, assim como os pontos positivos da profissão docente. Dessa forma, o estágio supervisionado propiciou reflexões sobre a importância de ensinar e as mudanças na postura acadêmica a fim de contribuir para a melhoria das relações entre aluno e professor.

Challenges in Teaching Practice: Experience Report about the Activities in the Supervised Internship of Science education

Abstract:

This work aimed show the experience acquired in the Supervised Internship, through observation and conducting in the Science subject. The internship was conducted with classes from 6th to 9th grade of elementary school in a public school from Coari-Amazonas, Brazil. This report presents a qualitative, descriptive approach, with observation as the research method. Through classroom experiences, the daily difficulties of the teacher were detected, such as the students' lack of discipline and the lack of didactic resources and the positive points of the teaching profession. Thus, the internship allowed the graduate to have a new conception about the importance of teaching and to have reflections that result in changes of posture and may cooperate to improve the relationship between student and teacher.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CARVALHO, L. M. C.; DIAS-DA-SILVA, M.H.G.F. PENTEADO, M.; TANURI, L. M.; LEITE, Y.F. e NARDI R. Pensando a licenciatura na UNESP. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, vol. 9, n.9, p. 211-232, 2003.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp. Acesso em: 05 Jun. 2019.

GARCIA, J. A indisciplina e seus impactos no currículo escolar. Nova Escola. São Paulo, ed.26, , 2013.

LEVINSKI, E. Z. ; CORREA, C. T. A Pesquisa e a Prática de Ensino na Formação do Professor de Ciências. Curitiba. 2008.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 05 Jun. 2019.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. Não paginado.

RAZUCK, R. C. S. R.; ROTTA, J. C.G. O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados. Ciências e Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 739-750, 2014.

SANTOS, Helena Maria dos. O estágio curricular na formação de professores: diversos olhares, In: 28ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, GT 8- Formação de Professores, Caxambu, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

UFAM. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Projeto político pedagógico do curso de Ciências: Biologia e Química. Instituto de Saúde e Biotecnologia, Coari, 2006.

VASCONCELLOS, C. S. Disciplina e indisciplina na escola. Presença Pedagógica. Belo Horizonte, v. 19, n. 112, p. 5-13, 2013.

VASCONCELLOS, C. S. Indisciplina e disciplina escolar: Fundamentos para o trabalho docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

ZABALA, A. A prática educativa – como ensinar. Porto Alegre, 1998.

Publicado

2020-05-26

Cómo citar

DE LIMA, D. S.; YAMAGUCHI, K. K. de L. Desafios e dificuldades na prática docente: relato de experiência das atividades vivenciadas no Estágio Supervisionado de Ensino em Ciências: Challenges in Teaching Practice: Experience Report about the Activities in the Supervised Internship of Science education. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 63–69, 2020. Disponível em: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6688. Acesso em: 23 dic. 2024.