VISITA TÉCNICA: UMA MODALIDADE DE ENSINO PRÁTICO NO ENSINO TÉCNICO
Palabras clave:
Educação profissional, Metodologia, Visita técnicaResumen
Introdução: O objetivo deste trabalho é analisar a prática da visita técnica como ferramenta de aprendizagem que contribuirá na formação do aluno, preparando-o para o mercado de trabalho e para a formação profissional. A vista técnica também complementa o ensino e aprendizagem, pois dá ao aluno a oportunidade de observar os conceitos analisados em sala de aula, relacionando as aulas teóricas com as atividades práticas, assim como identificar os benefícios que ela propulsionará, visto em sala de aula e a realidade profissional do meio. Método: Para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores, referentes a este tema. Dessa forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância da visita técnica que nos traz a percepção de associar a teoria à prática, trazendo complementação ao ensino e aprendizagem, dando ao aluno a oportunidade de visualizar os conceitos analisados em sala de aula. Conclusão: Portanto, a visita técnica é um recurso didático-pedagógico que obtém ótimos resultados educacionais, pois os alunos, além de ouvirem e virem, sentirão a prática, tornando o processo mais motivador e significativo para a aprendizagem e mais qualidade ao aprendizado, além de estimular a capacidade de observação e espírito crítico.
Descargas
Citas
AMADOR, M. R. H. Em que medida o serviço educativo do museu tem um papel activo na formação das crianças. 2011. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2011.
FONSECA, J. J.S. Metodologia da pesquisa cientifica. Fortaleza: UEC,2002.
LIBANEO, J. C., Concepções de Escola, Ensino e Aprendizagem, 2002.
MONEZI, C. A.; ALMEIDA FILHO, C. O. C. de. A visita técnica como recurso metodológico aplicado ao curso de engenharia. In: XXXIII – Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. 12 a 15 de setembro de 2005. Campina Grande-PB, 2005
PERES, J. A. Visitas técnicas: o ensino fundamental, médio e superior. João Pessoa: Meta-EGM, 2005.
SANTANA, E. R.; GOMES, F. Visita técnica como prática pedagógica para o ensino de química. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado em, v. 10, n. 05, p. 2019, 2016.
SANTOS, G. S. dos. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: tendências e riscos. São Paulo, 2006. Acesso em: 27 set. 2019.
SOUZA, C. F. de et al. O papel da visita técnica na educação profissional: estudo de caso no Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins. VII CONNEPI, 2012.
TRIVINÕS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987
VELOSO, M. P. Visita Técnica – Uma investigação acadêmica (estudo e prática de Turismo) Goiânia. Kelps, 2000.
VIVIANI, D.; COSTA, A. Práticas de Ensino de Ciências Biológicas. Centro Universitário Leonardo da Vinci – Indaial, Grupo UNIASSELVI, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).