QUE BICHO É ESSE? UMA ABORDAGEM DINÂMICA SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO DA REGIÃO AMAZÔNICA NO ENSINO PÚBLICO DE COARI/AM.
Palabras clave:
Fauna Amazônica, Preservação, Jogos Didáticos, Ensino-AprendizagemResumen
Introdução: O presente trabalho teve propósito de abordar a falta de informação sobre a ameaça à fauna da região amazônica através de modelos didáticos e dinâmicos na rede pública de ensino do município de Coari/AM. Possuindo uma fauna vastamente rica, observa-se que o biossistema amazônico torna-se escasso quando comparado à inserção de informações pela sua regionalização acerca dos animais em riscos/extinção presentes nos livros didáticos de ensino e em mídias de informação e comunicação no contexto escolar, uma vez que o professor utiliza o livro didático como principal fonte bibliográfica para compor suas aulas. Esta discrepância de informações afeta o alunos no que condiz ao conhecimento relacionado às ameaças a sua biodiversidade regional, realidade local e cultural, sendo de suma importância, pois é onde residem e estão imersos neste contexto, levando o presente trabalho a propor-lhes ações que estimulem ao pensamento crítico, reflexivo e diferenciado para atuarem agentes ativos na preservação da biodiversidade de nossa região. Objetivo. Desta maneira o objetivo deste trabalho foi demonstrar a importância da preservação da fauna da região amazônica através ações lúdicas, didáticas e dinâmicas pela elaboração de modelos didáticos e jogos lúdicos aos alunos da rede pública de ensino do município de Coari/AM. Método: As ações obtiveram público alvo de 34 alunos do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual João Vieira, e as propostas geraram a criação de: um “Painel da Fauna Amazônica” constituído de cinquenta e nove gravuras de animais da região amazônica, um “Livro Poup-up Animal Amazônico” de gravuras em 3D, constituídos por animais e seus ambientes de ocorrência, ambos os materiais utilizados para realização da aula dinâmica, e, por fim a criação do jogo didático “O Bingo do Bicho”, sendo auxiliado pelo painel na hora de sua execução, uma vez que todos foram confeccionados utilizando materiais recicláveis e de baixo custo e contou com aplicação de questionários inicial e final para avaliação. Resultado: As análises demonstraram que 97,1% dos alunos não tinham conhecimento prévio sobre a fauna regional, e quando verificado a questão na forma que o processo de ensino-aprendizagem e as aulas eram transmitidos, 100% afirmaram que eram ministrados e transpassados de forma tradicional. Observou-se, ainda, que os alunos apresentaram aprendizagem significativa em meio às ações de conscientização à prevenção da fauna regional, vista na interação e participação acentuada por parte dos alunos, no âmbito das perguntas e respostas, bem como durante a realização do jogo e análise dos questionários. Conclusão. Podemos reafirmar que utilização de modelos didáticos e jogos lúdicos são ferramentas alternativas que auxiliam e potencializam o processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, bem como levam a construção otimista na relação e interação entre professor e aluno, em especial na construção do conhecimento acerca do contexto amazônico o qual estão inseridos e é visto como distante da realidade escolar e ao mesmo tempo tão presente na realidade local, corroborando para que os alunos possuam um olhar sócio-histórico-crítico reflexivo com vista na importância da preservação sobre biodiversidade da fauna local, que se encontra ameaçada pelo comercio ilegal e biopirataria.
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