A importância da estratégia de saúde da família no processo do programa de crescimento e desenvolvimento: um relato de experiência
Resumen
O enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF) realiza o acompanhamento de crianças durante a puericultura através do Programa de Crescimento e Desenvolvimento (CD) por meio de uma assistência individualizada e global, respeitando a peculiaridade do local que ela está inserida. A experiência por parte do discente acontece através de aulas práticas da disciplina Enfermagem na Atenção Integral à Saúde da Criança II, onde o mesmo tem a oportunidade de relacionar a teoria com habilidades em lidar com o cliente conforme a sua subjetividade. O presente trabalho objetiva relatar as atividades realizadas durante a disciplina por parte dos acadêmicos em relação ao acompanhamento realizado pelos profissionais para com os moradores que estão inseridos em determinado bairro. Após ambientação dos acadêmicos com as microáreas a serem visitadas, optou-se por abordar aos familiares e às crianças inseridas no programa-alvo da disciplina o seguinte tema: A importância da UBS no crescimento e desenvolvimento. As atividades ocorreram através cartazes ilustrados que envolvessem as crianças e explicações para os domiciliados no bairro Itamaraty da cidade de Coari-AM. Foram visitadas 54 (cinquenta e quatro) famílias cadastradas com crianças de 0 a 6 (zero a seis) anos onde, percebeu-se o desempoderamento, desconhecimento e pouca procura pelo serviço no atendimento relacionado ao programa CD na UBS, o qual, acordo com relatos dos usuários deve-se ao déficit na divulgação dos serviços oferecidos. É imprescindível que o programa seja abordado para as famílias com didáticas claras e planejadas pela equipe de saúde, pois, assim, o acompanhamento dessas crianças ocorrerá de maneira eficiente. A articulação da atividade com o programa proporcionou aos acadêmicos o entendimento sobre a importância de ações educativas, estabelecendo o diálogo sobre saúde da criança com a comunidade envolvida.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).