Condições estruturais e uso dos laboratórios de química nas escolas públicas do ensino médio no município de Coari

Structural conditions and use of chemistry laboratories in public high schools in the municipality of Coari

Autores

  • Thalita Thaila Oliveira da Silva Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) – Amazonas/Brasil
  • Vera Lúcia Imbiriba Bentes Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM) – Amazonas/Brasil

Palavras-chave:

Experimentação, Ensino de Química, Laboratório

Resumo

Os Laboratórios de Ciências são espaços de ensino que fazem a diferença na aprendizagem de conteúdos teóricos avaliados como complexos pelos estudantes do Ensino Médio. São essas atividades que contribuem de maneira significativa para a compreensão de conteúdos teóricos abordados em sala de aula, no entanto, nem todas as escolas disponibilizam desse tipo de espaço para a realização atividades experimentais. Este trabalho teve como objetivo a realização de levantamento a respeito das Escolas Estaduais do município de Coari/AM, se as mesmas disponibilizam ou não de Laboratórios de Ciências, assim como, condições estruturais, materiais existentes, a frequência de uso do Laboratório de Química. Como parte do trabalho, utilizou-se a metodologia qualitativa e quantitativa, onde foram realizadas visitas às escolas com aplicação de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, sobre as condições e frequência de uso dos laboratórios para as aulas experimentais, direcionadas aos professores que atuavam na disciplina de Química. Após a aplicação dos questionários foi possível verificar que dentre as principais dificuldades enfrentadas pelos professores se referem às estruturas precárias dos laboratórios somado à falta de materiais e reagentes, além do relato de falta de tempo para planejamento e realização das atividades experimentais em turmas com grande número de aluno por sala de aula. Por fim, foi possível verificar a importância das aulas práticas como complemento ao conteúdo estudado em sala de aula, pois as aulas experimentais podem despertar maior interesse do aluno pela disciplina, tornando a Química mais atraente e melhorando o aprendizado do aluno.

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Publicado

2021-08-24

Como Citar

DA SILVA, T. T. O.; IMBIRIBA BENTES, V. L. Condições estruturais e uso dos laboratórios de química nas escolas públicas do ensino médio no município de Coari: Structural conditions and use of chemistry laboratories in public high schools in the municipality of Coari. Revista Ensino, Saúde e Biotecnologia da Amazônia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 04–17, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/8081. Acesso em: 28 mar. 2024.