ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL
Keywords:
Aprendizagem, Educação integral, Educação pública, Jornada escolar, Sala de aulaAbstract
Introdução: O texto propõe reflexões a respeito da educação integral e da escola de tempo integral, partindo de dois programas desenvolvidos pelas redes públicas de ensino. O texto afirma que o conceito mais tradicional para definição de educação integral é aquele que considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, como também na compreensão de um sujeito que é corpóreo, tem afetos e está inserido num contexto de relações. Uma escola de tempo integral implica considerar a variável tempo – a ampliação da jornada escolar – e a variável espaço – colocada aqui como o próprio espaço da escola, como continente dessa extensão de tempo. Destaca que a concepção de educação integral deve estar como pano de fundo para fundamentar sua execução, seja na ampliação na jornada escolar, seja na articulação da escola com outros espaços públicos de aprendizagens, governamentais e não governamentais. Ressalta que uma situação de aprendizagem que extrapola os espaços de sala de aula oferece inúmeras oportunidades educativas. Conclusão: O texto conclui que abordar a educação integral e o desenvolvimento de uma escola implica em compromisso com uma educação pública que extrapole interesses políticos partidários; que se engaje politicamente numa perspectiva de desenvolvimento de uma escola pública que cumpra com sua função social.
Downloads
References
BRANCO, V. Desafios para a implantação da Educação Integral. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 45, p. 111-123, jul./set. 2012. Editora UFPR Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155024666008. Acesso em: 20 set. 2019.
COELHO, L. M. C. da C.; CAVALIÈRE, A. M. V. Educação brasileira e(m) tempo integral. Petrópolis: Vozes, 2002.
FERNÁNDEZ E. M. La jornada escolar. Análisis y valoración de los procesos, los efectos y las opciones de la implantación de la jornada continua. Barcelona: Ariel,2001.
TEIXEIRA, A. Por que “escola nova”? Bahia: Livraria e Typografia do
Comércio, 1930.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).