RECICLAGEM: UMA SUGETÃO PARA A LIMPEZA DAS PRAIAS DE COARI COM PRODUÇÃO DE RENDA AOS MORADORES LOCAIS
Keywords:
Reciclagem, Resíduos de origem fóssil, Desemprego, CoariAbstract
Introdução: A natureza é afetada constantemente pela grande quantidade de resíduos sólidos que são descartados pelo ser humano no meio ambiente. Eles podem impactar de três a seis meses, como no caso dos papéis e papelões, ou passar de um milhão de anos, como no caso de vidros e resíduos de origem fósseis. Atualmente, grande parte desse lixo é encontrado nos rios e lagos, nossas principais fontes de água. Em Coari, no período da vazante do Rio Amazonas, é notório o acúmulo de resíduos sólidos no leito do Lago Mamiá e do Rio Coari Grande (águas que banham os arredores de Coari). Somado a este problema, Coari passa ainda por uma crise econômica acentuada, já que apresenta constante crescimento de desemprego. Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A reciclagem colabora substancialmente na despoluição do solo e da água e na redução do volume de lixo que vai para os aterros sanitários. Além disto, de acordo com o material produzido, a reciclagem pode ainda levar renda a diversos desempregados que residem atualmente em Coari. Objetivo: O presente trabalho buscou, através de revisões bibliográficas, via Google Scholar, apresentar uma proposta de reciclagem de resíduos de origem fósseis (impactam mais tempo na natureza – plásticos e pneus foram vastamente encontrados em análises qualitativas, por mera visualização, nos locais de maior acúmulo de lixo, próximo ao porto de Coari) que possa gerar renda aos cidadãos desempregados de Coari, ao mesmo tempo em que reduz o volume de lixo no leito do rio e lagos que banham Coari. Método: Em uma cartilha apresentada por Marianne Ramalho, em 2015, diversas ideias de reaproveitamento de plásticos e pneus foram sugeridas para a produção de móveis e materiais de decoração residencial. O presente trabalho decidiu ressaltar aquelas que são de extrema facilidade de produção e de possível comercialização em Coari, o que favorece tanto a preservação do ambiente na cidade como sugere a possibilidade de renda a desempregados locais. Resultado: Dentre elas se destacaram a luminária de decoração, produzida a partir de turbos de canetas esferográficas, mesinha de apoio e suporte de revistas e jornais produzida a partir de pneus, mesa central e cadeiras produzidas a partir de tampinhas plásticas e madeira, luminárias a partir de caixas de ovos e banquetas a partir de caixotes de plásticos. Conclusão: Com isso, conclui-se que é possível reciclar o lixo coletado no leito das águas que banham Coari, durante a vazante do rio Amazonas, e produzir produtos comercializáveis, capazes de gerar renda a população desempregada de Coari.
Downloads
References
Grimberg E, Blauth P. Coleta seletiva: reciclando materiais, reciclando valores. São Paulo: Pólis; 1998
Neto, O P R. Modelagem do impacto socioeconômico do tratamento integrado de resíduos sólidos na economia brasileira. Fórum internacional de resíduos sólidos. ANAIS- ISSN: 2527-1725, 2016
Soler, Cláudia. A cidade de Coari/AM e os reflexos da exploração de petróleo e gás natural pela petrobrásPAPERS DO NAEA N° 253. 2009
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Ao submeter o manuscrito, os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação do manuscrito revisado, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (Cc-By-Nc-Sa), que permite, sem fins lucrativos, o compartilhamento, adaptações do trabalho, seguindo a mesma política de licenciamento e com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou página pessoal), após seu aceite, antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre - Green Road ).